Cleber Barbosa

Samu


Para encerrar a programação alusiva aos 13 anos de criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, será feita uma simulação realística com múltiplas vítimas, para demonstrar as manobras e técnicas que foram atualizadas e apresentadas aos profissionais de saúde durante a I Semana de Profissionais do Samu.

Treinamento
Uma simulação do Samu acontecerá nesta quarta-feira, no estacionamento do Estádio Zerão, a partir das 16h. Envolve a encenação de um acidente de trânsito. Com presença de todos os órgãos reais que fazem parte de uma ocorrência deste tipo.

Padronização
A simulação realística foi implantada recentemente no Brasil sendo considerada um dos métodos mais avançados dentro do ambiente hospitalar. Efetividade no método de assimilação do conhecimento.

Turismo
Pesquisa do Ministério do Turismo com e presários de hotéis revela confiança quando o assunto é investir e criar empregos no setor. Dois em cada três deles (65,9%) planejam melhorias em seus estabelecimentos.

Mercado
E esses planos já são para o segundo semestre de 2019. A intenção é 21,1% maior do que a verificada quanto ao mesmo período do ano passado, quando 54,4% se posicionaram positivamente.

Números
A perspectiva também é positiva para contratação de profissionais: 22,7% dos empreendedores afirmam que pretendem empregar novos funcionários até o final do ano, já que 39,8% apostam em mais demanda.

Fórum
O presidente do Tjap, desembargador João Lages, acompanhado de Rogério Guedes, do programa Justiça Presente, do CNJ, e João Vitor Freitas, PNUD, visitou o espaço que será destinado à nova Central de Audiências de Custódia, localizado no Fórum de Macapá Desembargador Leal de Mira.

Estrutura
Foram recepcionados pelo diretor do Fórum de Macapá, o juiz de direito Ernesto Collares. Além da sala de audiências, a visita incluiu as novas instalações terão duas novas salas: sendo um espaço reservado para advogados conversarem com seus clientes, e outro para assistentes sociais e psicólogos.

CNJ
De acordo com o desembargador-presidente, a medida atende a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e uma exigência do Supremo Tribunal Federal (STF) para melhorar o sistema penitenciário incluindo as acomodações dos agentes envolvidos.