Cleber Barbosa

Saúde


Tem um post novo em nosso portal CleberBarbosa.Net sobre os benefícios da atividade física no tratamento de doenças psíquicas, como a própria depressão. A matéria é assinada pela jornalista Yvine Macedo, da Faculdade Estácio de Macapá, que fez uma bela pesquisa a respeito do tema e contribui com nossa página na web.

Tabelinha
Davi e Waldez cumpriram agenda em Macapá ontem, demonstrando uma sintonia que alguns julgam ser de aliados políticos. Mas ambos rechaçam, falam em palanques desmontados em prol de respostas mais eficazes para o conjunto da sociedade.

Gestão
O destaque de ontem foi a celebração de um convênio entre Governo e Prefeitura de Macapá para garantir alfaltamento na capital. Para o Setentrião, nada demais, é a 16ª prefeitura a ser conveniada.

Dedo
Mas no comunicado distribuído pelo GEA, havia menção sim a “articulação do senador Davi”. Ocorre que é dele a emenda parlamentar que está custeando a obra de urbanização em Macapá, pelo GEA.

Cenário
Para alguns analistas políticos, a aproximação entre Davi e Waldez, que duelaram nas urnas pela cadeira do Setentrião em 2018, pode sim ser sinal de aliança ou pelo menos respeitosa equidistância em 2020.

Sucessão
O detalhe é que nas eleições de 2020 haverá apenas uma cadeira em disputa para o Senado: a de Davi. Aí ele poderia retomar o projeto de ser governador. Mas tem o vice, Jaime, candidato natural à reeleição.

Saúde
O índice de pessoas com transtornos psíquicos tem aumentado consideravelmente, dentre eles, a depressão se destaca e ainda é alvo de tabu pela sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 322 milhões de pessoas sofrem de depressão, a principal causa de problema de saúde.

SUS
O Sistema Único de Saúde é estruturado com equipe multiprofissional. Os centros de atendimento psicossocial (CAPs) contém profissionais de diversas áreas da saúde para o suporte desse paciente, e dentre eles está o educador físico, que costuma ser solicitado durante o tratamento.

Sintomas
Os sinais e sintomas da depressão variam de acordo com cada nível que se encontra o paciente, dessa forma, são caracterizados não só por pensamentos negativos, humores e comportamentos, mas também por mudanças específicas nas funções corporais, como crises de choro.