Cleber Barbosa

Sujeira


Aos poucos a Justiça Eleitoral vem promovendo mudanças no processo de escolha dos representantes, visando melhorias, claro. Uma delas é coibir a poluição visual, pois além de sujar, custa dinheiro. Mas o primeiro turno em Macapá deixou ainda 1 tonelada de papel nos locais de votação, segundo a PMM.

Mercado
Os aeroportos da Infraero com voos comerciais regulares devem registrar aumentos de 2% na movimentação de passageiros e 6% na circulação de aeronaves por causa do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças deste ano.

Números
Os aeroportos devem receber 1,07 milhão viajantes, e 9,2 mil voos, entre pousos e decolagens. No ano passado, entre os dias 12 e 16/10 esses números foram de 1,05 milhão de passageiros e 8,7 mil voos.

Justiça
A Semana Nacional de Conciliação, proposta pelo CNJ, será de 05 a 09 de novembro. No Amapá, o Núcleo de Solução de Conflitos do TJAP se prepara para a programação, estendendo até o dia 10/11, sábado.

Serviços
Além de promover o diálogo entre as partes de um processo, buscando uma composição, a 13ª Semana Nacional de Conciliação no Amapá oferecerá uma série de serviços conjugados, inclusive de saúde.

Vagas
SENAI Santana está ofertando 170 vagas gratuitas para os cursos de Instalador Hidráulico, Operador de Computador, Fundamentos de Segurança no Trabalho, Comunicação Empresarial e Informática Básica.

Agro
Setor da agropecuária segue ativo e com incentivos do poder público. A 27ª Agropesc está confirmada para ser aberta amanhã, no município de Amapá. O evento vai até sábado onde ocorreu a primeira edição do circuito TecnoAgro, em 2017, para a promoção de negócios e o fortalecimento do setor primário.

Leite
Uma grande estrutura foi montada no Parque de Exposições João Pompilho para receber o público que terá acesso aos cursos, mesas redondas e palestras com temas relacionados a pecuária, agricultura e piscicultura. A novidade é a discussão sobre a produção de derivados de leite. Querem o fortalecimento desta atividade.

Atrações
As palestras, cursos, minicursos e mesas redondas serão ministradas por técnicos e pesquisadores do Rurap, da Embrapa/AP, do Senar, além de pesquisadores da Unifap e da Ueap. A criação de equinos, manejo de açaí e banana, e cultivo de pastagens também serão discutidos.