Cleber Barbosa

Sumiu


Dá uma olhada nessa foto e veja se consegue sentir a falta de alguma coisa. Sim, estamos falando do velho aeroporto de Macapá, cujo terminal de passageiros foi demolido para dar lugar a mais uma área de manobra de aeronaves no novo e moderno aeródromo. As obras agora são para a fundação e concretagem da nova pista.

Aviação
O Brasil já atraiu 5 aéreas estrangeiras de baixo custo a operarem no país, mas a decisão sobre cobrança por bagagem pode frear avanço. Duas já operam: a norueguesa Norwegian Air, do Rio para Londres, e a chilena Sky Airlines, de Santiago para quatro capitais.

Bagagem
Para especialistas e técnicos do governo, porém, o Brasil corre o risco de sair da rota deste tipo de companhia aérea, caso o Congresso decida que o brasileiro não deve pagar para despachar bagagem.

Mídia
Dois personagens da política amapaense estão se revezando em aparições na mídia nacional. Primeiro foi Davi, lógico, por presidir o Senado. Agora é Waldez, que lidera consórcio dos estados da Amazônia.

Humor
Aliás, nas redes sociais, vários memes ironizam a pauta das queimadas na Amazônia. A programação da Rede Globo tem direito a Bom dia queimado, Queimar você, Incêndio com Fátima Bernardes, entre outros.

Violência
Como parte da campanha “Em Defesa Delas”, a Defensoria Pública do Estado, em parceria com as entidades de classe realizam neste sábado um mutirão para atendimentos jurídicos no município de Santana.

Reforma
Davi Alcolumbre recebeu do senador Tasso Jereissati, relator da Reforma da Previdência, o texto que será apreciado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). No dia seguinte já foi feita a leitura da matéria no colegiado. A votação ficou para a próxima quarta-feira, dia 4/9.

Senado
Com o propósito de incluir estados e municípios na Reforma, Jereissati sugeriu a apresentação de uma PEC Paralela para regulamentar o tema e que terá tramitação independente. A intenção é permitir a aprovação do texto principal já apreciado na Câmara dos Deputados na forma da PEC 6 sem prejuízo das mudanças.

Rito
Em busca de um consenso que garanta a votação da PEC Paralela nas duas Casas do Congresso Nacional ainda neste ano, Davi, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (Democratas-RJ); e o senador tucano conversaram, na quinta-feira e discutiram os detalhes da proposta. É esperar.