Cleber Barbosa

Viagem


O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, sobre as concessões para portos no Brasil, que incluiu dois projetos de grande monta inclusive no município de Santana, no Amapá: “Vamos garantir um melhor abastecimento, ampliando a logística de diversas cargas em três regiões do país”, disse o ministro.

Aviação
O governador Waldez recebe a imprensa nesta quarta-feira para falar como será aplicada a redução do ICMS sobre o querosene e gasolina de aviação. A proposta foi aprovada na 172ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Mercado
O governo está autorizado a reduzir de 25% para até 3% a base de cálculo do tributo sobre os produtos. Só que o Estado vai exigir contrapartida das aéreas, principalmente, agora com novo aeroporto.

Terminal
A capacidade do novo terminal salta de 2,1 milhões, para 5 milhões de passageiros/ano em um complexo de 27 mil metros quadrados, quatro vezes maior do que o terminal atual. A inaiuguração é na sexta-feira.

Segurança
Por falar na inauguração do aeroporto, chegaram ontem a Macapá os primeiros representantes da Presidência da República para tratar do cerimonial e rito de segurança para a primeira visita de Bolsonaro.

Paradoxo
Uma curiosidade sobre essa obra do aeroporto é que ela recebeu a Ordem de Serviço nº 0001 do governo Lula. E será a primeira inauguração de Bolsonaro, quase quinze anos depois do contrato assinado.

Portos
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou ontem oito contratos de adesão de Terminais de Uso Privado (TUPs) para ampliar a movimentação de cargas no Brasil. Dois processos dizem respeito ao Amapá, mais precisamente o município de Santana, de grande vocação portuária.

Grãos
A iniciativa vai garantir investimentos de mais de R$ 235 milhões para as regiões Norte, Sul e Nordeste. Santana foi incluído no pacote para ter seu terminal portuário arrendado por um período de até 25 anos, pela Companhia Norte de Navegação e Portos S.A (Cianport), que instalará terminal graneleiro.

Combustíveis
A outra concessão autorizada pelo Governo Federal, foi dada à empresa Ipiranga Produtos de Petróleo S.A., para no Terminal de Santana. Segundo o leilão realizado em Brasília, os contratos preveem a ampliação de área destinada a movimentação e armazenagem de granéis líquidos.