Cleber Barbosa

Violência


A agência de notícias Reuters escolheu essa imagem do fotógrafo Gilmar Nascimento, que atuou no Amapá por vários anos, para ilustrar uma triste reportagem sobre as cidades mais violentas do mundo. A foto é dos funerais do velejador neozelandes Peter Blake, morto por ratos dágua em Macapá no ano de 2001.

Turismo
Uma parceria de entidades do comércio, Sebrae e PMM está resultando num projeto inovador, chamado ‘Contêiner na Praça’, para abrigar no local um CAT (Centro de Atendimento ao Turista). A primeira unidade está sendo montada na Praça Beira Rio.

Renovação
A ideia é do empresário Edyr Pacheco, presidente do Sindetur, sindicato das empresas do turismo. Ele reaproveitou dois contêineres – aqueles de navio – e os transformou em lojinhas climatizadas.

Afro
O deputado Marcos Reátegui (PSD) levou ao presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, pedido para que a próxima Virada Cultural Afro seja em Santana, município portuário ao lado de Macapá.

Legenda
Presidente da Assembleia Legislativa, Kaká Barbosa, confirma que deixou o antigo PTdoB, hoje Avante. Oficialmente sem partido, o parlamentar recebe convite do Partido da República (PR) para virar presidente.

Passe
Kaká disse, por telefone, ter ficado lisonjeado com o convite do PR, do deputado Vinícius Gurgel, mas pediu até sexta-feira para dar uma resposta. Sabe-se que foi cortejado por outras legendas também.

Levantamento
Um ranking internacional das cidades mais violentas do mundo, divulgada pela agência internacional Reuters, coloca Macapá na 40ª posição entre as 50 mais violentas. Em primeiro está Los cabos, México, em segundo Caracas, Venezuela e em terceiro Acapulco, também no México.

Lista
Das 50 cidades da lista, 42 estão na América, incluindo 17 no Brasil, 12 no México e 05 na Venezuela. A Colômbia tinha três, Honduras tinha dois, e El Salvador, Guatemala e Jamaica tinham um. A lista brasileira tem Natal (RN), Fortaleza (CE), Belém (PA), Vitória da Conquista (BA), Maceió (AL) e outras.

Mortes
Em 2017, Macapa tinha uma população de 474.706 pessoas e registrou 191 homicídios. Segundo a técnica da pesquisa, isso significa uma taxa de 40,24 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. A lista completa você pode conferir em nossa página www.cleberbarbosa.net.