Douglas Lima

Tudo pelo Padroeiro

Em breve, o macapaense, visitantes e turistas passarão a ter um novo visual, aliás, dois novos visuais na frente da cidade, visuais esses molhados pelo caudaloso rio Amazonas. É que a Diocese de Macapá quer mudar o Pedestal e a Imagem de São José que nos protege no local chamado Pedra do Guindaste, em razão […]


Em breve, o macapaense, visitantes e turistas passarão a ter um novo visual, aliás, dois novos visuais na frente da cidade, visuais esses molhados pelo caudaloso rio Amazonas. É que a Diocese de Macapá quer mudar o Pedestal e a Imagem de São José que nos protege no local chamado Pedra do Guindaste, em razão do desgaste pelo tempo. Para a consecução do projeto, o bispo Dom Pedro José Conti recorreu à ajuda da Associação Comercial e Industrial do Amapá, que o acatou, tendo o próprio presidente Altair Pereira como grande entusiasta. Assim sendo, a nova Imagem do Santo Padroeiro na Pedra do Guindaste passará a ter em torno de três metros de altura, devidamente caracterizada com o Menino Jesus no braço esquerdo, abençoando a capital amapaense, de frente para a cidade, não de costas, como agora. A atual Imagem, de menor estatura do que a que virá, revitalizada, receberá o Filho de Deus no braço, mas será transportada para frente da Fortaleza de São José, também dentro do rio Amazonas. Que assim venha a ser, amém!

 

É, mas não é

Fabiana Karla faz uma personagem de humor, gorda, nutricionista. Em uma de suas gavetas de trabalho ela tem chocolate e outras guloseimas para consumo, durante o expediente. Aos clientes, é rigorosa quanto à ingestão de comida que pode favorecer a obesidade. Com “Isso pode, isso não pode’, bem no seu jeito engraçado, orienta a clientela, faz o espectador rir, e entre um paciente e outro paciente, vai empanturrando a barriga. A personagem incorpora a pessoa falsa, hipócrita, que ensina uma coisa, mas faz outra. Isso pode, isso não pode. É o médico cardiologista que no consultório e por aí condena peremptoriamente o uso do cigarro, mas que na intimidade dá gostosas baforadas. O político que arrota honestidade, mas está todo envolvido em corrupção. O religioso que prega a santidade do sexo somente usado para a procriação, porém é contumaz pulador de cercas. O comerciante que propaga pagar impostos e manter uma relação transparente com a clientela, mas altera para menos a pesagem da balança. O vendedor de açaí ralo que coloca trigo no produto para vendê-lo como se fosse do grosso. E assim vai… Todo ser humano age dessa maneira, alguns, costumeiramente, outros, de vez em quando. Quem não tem pecado que atire a primeira pedra. E só para concluir: vi isso na internet e na televisão – mulher gestante não pode ficar em fila de banco, mas pode ser destaque em desfiles de carnaval.

 

O grande médico
Ao refletir sobre sua saúde, que estava se deteriorando, John Donne (1572–1631) descreveu o que sentira quando os médicos o examinaram para achar a “raiz” da sua doença. Serenamente, eles discutiram suas conclusões, do lado de fora do quarto.

Em princípio, Donne sentiu medo, mas com o tempo viu a compaixão neles e começou a confiar. A preocupação deles lembrou-lhe de que ele podia confiar no Grande Médico. Ao ler os evangelhos, viu o rosto de Deus o Pai no rosto terno e cheio de compaixão de Jesus.

Muitos de nós lutamos com os nossos pensamentos a respeito de Deus, especialmente durante uma enfermidade. Talvez ao crescermos tenhamos participado de uma igreja que retratava um Deus irado, que nos enviou a doença. Será que podemos confiar nele? Como Donne, voltamo-nos para os evangelhos em busca da razão para confiar em Deus. E a encontramos em Seu Filho Jesus, que foi infalível em compaixão pelos aflitos.

E assim, oramos como fez Donne: “Livra-me, portanto, ó meu Deus, dessas imaginações vãs” — a crença de que por causa do nosso pecado perdemos a bondade e a misericórdia de Deus”. Como Donne disse sabiamente, o grande médico “conhece as nossas enfermidades naturais, pois Ele as teve e conhece o peso dos nossos pecados, e pagou um preço alto por eles”. David H. Roper


Deixe seu comentário


Publicidade