Paulo Silva

Cuidado com as pipas


Em junho e julho as brincadeiras com pipa se intensificam, principalmente nas férias escolares. Embora sejam divertidas e deem um tom colorido ao céu, elas podem se tornar um grave problema quando a prática ocorre próximo da rede elétrica, gerando risco de acidentes. Nos últimos 12 meses, a CEA registrou 121 ocorrências de desligamento relacionadas diretamente às linhas de pipa enroscadas nos cabos da rede de distribuição. Para uma brincadeira segura, a CEA orienta que as pipas sejam empinadas em áreas abertas como praças, campos de futebol e em ambientes distantes da rede. 

 

Colégios militarizados 
O plano do MEC de transferir escolas públicas para a Polícia Militar divide opiniões no Brasil. Trata-se de um modelo escolar que o governo Bolsonaro quer ver espalhado por todo o país.
Goiás é o líder nacional, com 60 escolas estaduais nas mãos da Polícia Militar. Em Roraima, há 19, e no Amapá são apenas três.
Os colégios que costumam ser militarizados são os do ensino médio e os da última etapa no ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).

 

Operação Sindicus 
Dizem ser devastador o teor da colaboração premiada de Antônio Abdon da Silva, que detalhou a forma como foram criados os sindicatos fantasmas para que a Orcrim liderada pela ex-deputada federal Joziane Araújo retomasse o controle da FIEAP.
E Abdon chegou a ser aliado de Jozi.

 

Sob suspeição 
Na disputa pelo contole de cartório no Amapá, caso que já passou até pelo STJ, Victor Ribeiro Fonseca Vales, filho do desembargador aposentado Raimundo Vales, ingressou no TJAP com exceção de suspeição do desembargador Agostino Silvério, com quem está um mandado de segurança de Victor para julgar.
Victor Ribeiro Vales afirma que Silvério, que já recusou a suspeição, é declaradamente inimigo pessoal de seu pai. O Pleno do TJAP deve decidir o caso.

 

Poluição sonora
Depois de muita reclamação da comunidade, principalmente de doentes e idosos, o Ministério Público do Amapá decidiu acionar na justiça os empreendimentos Geek Bar e Super Mini Mercado, que funcionam na Rua Odilardo Silva, bairro do Trem.
Segundo os reclamantes, “Geek Bar” e “Super Mini Supermercado” funcionam durante a madrugada propagando ruídos excessivos, problemas com segurança e desordem nas imediações dos estabelecimentos comerciais.

 

Carga horária e salários 
O Supremo Tribunal Federal marcou para o próximo dia 26 o julgamento sobre a possibilidade de redução da carga horária e dos salários dos servidores públicos. A votação estava prevista para o último dia 6 de junho, mas a sessão estourou o tempo previsto para a análise da pauta do dia. Com isso, foi necessário fixar uma nova data.
O relator do processo é o ministro Alexandre de Morais.

 

Fiscalização de barragens
A força-tarefa liderada pela Aneel informou que fiscalizou barragens de 171 usinas hidrelétricas na sua primeira fase, encerrada em maio, atingindo 21 Estados e o Distrito Federal. A única usina que aparece como fiscalizada pela Aneel no Amapá é a Cachoeira Caldeirão, em Ferreira Gomes.
O Amapá possui 38 barragens, sendo 23 de mineração, 11 de acúmulo de água e quatro de hidrelétricas.

 

Intervenção na pauta
Documento mostra que a intervenção da CNI no Sesi e no Senai do Amapá, que já dura seis anos, vai até a próxima reunião, marcada para 28 de julho, quando o assunto deve ser decidido em definitivo.
Essa é a expectativa de Carlos Alberto do Carmo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP).

 

Eleição de 2018
Marcada para 26 de junho, no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, audiência de instrução na representação do Ministério Público Eleitoral contra o deputado estadual Zezinho Tupinamba e o ex-deputado estadual Pedro DaLua, ambos do PSC.
Tem a ver com a eleição do ano passado, e o relator é o juiz Marcus Quintas.

 

Concessão florestal 
O Serviço Florestal Brasileiro inicia nesta segunda-feira (17), pelo município de Ferreira Gomes, a série de audiências públicas prévias ao edital de licitação para a concessão florestal na Floresta Nacional do Amapá (FLONA).
As outras três serão realizadas no Telecentro de Pracuúba (18 de junho), Câmara Municipal de Amapá (19 de junho) e Câmara Municipal de Serra do Navio (21 de junho). Os documentos de suporte do edital estão em:www.florestal.gov.br.

 

A Frase 
“Tudo na vida tem uma causa aparente que não passa de efeito de causa mais obscura.” (Monteiro Lobato)

 

Pingado            
>>> Secretário João Bittencourt, da SESA, já teria pedido para deixar o cargo.
>>> Podem aguardar a segunda fase da Operação Sindicus, que vai apanhar mais sindicatos fantasmas no Amapá.
>>> Adulteração em medidor de energia elétrica caracteriza crime de estelionato, decide 5ª turma do STJ.
>>> E tem feriado de Corpus Christi na quinta-feira 20, com possibilidade de enforcamento na sexta 21.