Paulo Silva

Um novo drama


Como se já não bastasse o caso dos “992” e dos “1050”, situação até hoje não resolvida em definitivo, um novo grupo de servidores no Amapá passa a viver a ameaça do desemprego. Trata-se dos empregados do extinto IPESAP, que passaram para os quadros do estado em 2002, governo de Dalva Figueiredo, quando o Instituto foi extinto. Ministro do STF deu ganho de causa ao autor popular que contestou a transposição. Cabe recurso.

PSC intimado
Juíza eleitoral Eleusa da Silva Muniz, da 2ª Zona Eleitoral, determinou intimação do PSC para que, no prazo de cinco dias, apresente as cópias das notificações expedidas ao vereador Caetano Bentes, as quais estejam relacionadas ao processo instaurado em seu desfavor, incluindo a intimação da decisão que culminou com a sua expulsão da lista dos filiados. Caetano Bentes agora está filiado ao partido Rede e pretende ser candidato a prefeito de Macapá.

Central de Cidadania
Com funcionamento na Vila Progresso, o distrito do Bailique vai ganhar uma Central Integrada de Cidadania a partir de 2020. Tudo acertado entre a desembargadora Sueli Pini (TJAP), a diretora Luzia Grunho (Super Fácil) e a prefeitura de Macapá. Os recursos para a obra são de emenda do senador Davi Alcolumbre.

Desinteresse
Apenas os prefeitos de Itaubal, Porto Grande, Amapá, Cutias e Tartarugalzinho participaram esta semana, em Macapá, de um workshop promovido pela Secretaria de Estado das Cidades. O evento visou auxiliar os prefeitos no processo de transição com o tema: “orientações para o gestor no processo de encerramento de mandato”.

Bloqueio de celulares
Com o uso de tecnologias de ponta, o governo do Amapá avança no combate à criminalidade. O sistema de bloqueio de sinais de telefones celulares e de drones estará implantado nas unidades prisionais até o fim do ano. O Estado tem alocado o valor inicial de R$ 2,5 milhões, do Fundo Penitenciário Nacional para executar os serviços.

Faltando delegado
De acordo com dados da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil (Fendepol), faltam 6.200 delegados em todo o Brasil. Dentre os estados que apresentam as piores situações estão: Minas Gerais, Bahia, Piauí e Goiás. Ainda bem que o Amapá não está entre os de piores situações.

Em segunda instância
O STF marcou para 7 de novembro a continuação do julgamento que deve decidir se o cumprimento da prisão será logo após a confirmação da condenação em segunda instância ou apenas depois de esgotados os recursos. Pelo menos 37 senadores e senadoras assinaram uma carta aberta ao Supremo defendendo a manutenção da prisão em segunda instância.

Massa asfáltica
O governo do Amapá vai promover licitação, via pregão eletrônico, para a aquisição de insumos visando a produção de massa alfaltica nas usinas da Setrap. Abertura está marcada para 7 de novembro, e o edital pode ser acessado em www.siga.ap.gov.br.

Censo previdenciário
Amapá Previdência inicia nesta segunda-feira 4, e vai até 29 de novembro, o censo previdenciário para aposentados e pensionistas, com objetivo de atualizar a base de dados do Sistema Penitenciário do Amapá. A ação será realizada de forma presencial e a distância aos beneficiários que moram fora do estado. Beneficiário pode acessar relação completa de documentos em amprev.ap.gov.br.

A Frase   
“Quando não se pode recuar só nos resta ser bravos”.(Millôr Fernandes)
Lei quarentona (foto do ex-presidente Figueiredo)
Há 40 anos, no dia 1º de novembro de 1979, João Batista Figueiredo, presidente do Brasil, oficializou a Lei da Anistia, possibilitando que os exilados políticos retornassem ao país. Com a promulgação da lei, o então presidente abriu as portas para a redemocratização do Brasil. Estipula-se que aproximadamente 15 mil brasileiros foram exilados ou expulsos do país, sendo 800 deles parlamentares que tiveram seus mandatos cassados.

Pingado                                                                                            
>>> Durante uns dias a antiga sede do Trem vestiu as cores do Ypiranga Clube.
>>> Vídeo mostra o presidente Bolsonaro pedindo para dar entrevista na Globo.
>>> As quatro passarelas das BR-156 seguem servindo de enfeite, sem uso pelos pedestres.
>>> Secretário David Covre (Semob) anunciando licitação para revitalização do estádio Glicério Marques.