Ponto e Vírgula

Afastamento


Investigado por suposto desvio de mais de R$ 100 milhões do TCE-AP, conselheiro Júlio Miranda foi mantido afastado da Corte do Tribunal de Contas. Decisão é do STF sobre pedido de HC do réu.

Condenação
Acusado de crime eleitoral, ex-prefeito de Ferreira Gomes, Valdo Isacksson, teve pedido de suspensão de condenação negado pela justiça. Valdo foi condenado a dois anos de prisão.

Execução
Corpo de homem desaparecido há cinco dias foi encontrado em processo de esqueletização em ramal da AP-440. Vítima estava com punhos amarrados. Polícia acredita em execução.

Suprimido
Decisão unânime do STF suprimiu lei estadual, em vigor desde 2012, que estabelece feriado no dia de São Tiago, festejado no município de Mazagão.

Deficiência
Prefeitura de Macapá promoveu evento nesta sexta-feira (21) para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Discussão sobre direitos dessas pessoas esteve em pauta.

Ponte
Setrap informa que está realizando serviços de recuperação e manutenção na ponte da comunidade do Curicaca, localizada no município de Itaubal, distante 110 quilômetros de Macapá. Tráfego está sendo controlado na região.

Cassação
TRE Amapá cassou diploma da vereadora ‘Aninha’, de Calçoene, por parentesco com ex-prefeita Lucimar. Defesa informou que vai recorrer da decisão.

Denúncias
MPF diz que crimes na internet lideram denúncias feitas ao Whatsapp. Já são mais de 300 denúncias feitas em um mês do serviço.

Preservativos
Capitais do país, Amapá no meio, estão com estoques de ‘camisinhas’ em baixa ou até mesmo zerados. Ministéri da Saúde fala em atraso na entrega pelo fabricante.

Estatização
Candidata do PSTU à presidência da República, Vera Lúcia defendeu, em Macapá, a estatização do agronegócio. Disse que, se eleita, promete apropriar grandes latifúndios sem indenização aos proprietários.

 

Rapidinhas

Acontece neste sábado, 22, o fenômeno do Equinócio de Primavera, momento que marca o início da estação, em que a Terra se inclina fazendo com que a Linha do Equador fique mais próxima da direção do sol.

Em Macapá, o Monumento Marco Zero do Equador facilita a visualização do fenômeno, quando o Sol se posiciona exatamente no obelisco e podemos observar o fenômeno na projeção da sombra.

Apesar do alinhamento do Sol com a Linha do Equador acontecer este ano exatamente às 22h53min, o fenômeno poderá ser visualizado durante todo o dia.

São aproximadamente 12 horas de período claro e outras 12 horas para a escuridão. Assim, a partir deste momento, a estação do ano muda.