Ziulana Melo

Social


Vida saudável na Praça – A falta de exercícios leva a diminuição progressiva da massa muscular e a tendência para o acúmulo de gordura. Dessa forma é necessário que se tenha o hábito de exercitar o corpo para não ter problemas posteriores e seguir com uma vida saudável.
Pensando nesta problemática, acontece nesta sexta-feira, 6, na Praça Floriano Peixoto, a 4ª edição do projeto “Movimente-se”, a ação faz parte do Boas-Vindas Calouros e Veteranos 2018.1.
A novidade para este ano é a parceria da Estácio Macapá com a Prefeitura Municipal de Macapá em alusão ao dia mundial da saúde e nutrição, que tem como objetivo incentivar o movimento diário, ressaltando seus benefícios para uma vida saudável e promover a qualidade de vida. Serão ofertados vários serviços de saúde a toda comunidade, incluindo vacinação e exames rápidos.

 


Clic.
A dica de hoje, é o espetáculo teatral “Seu Bomfim” , que chega a Macapá para apresentações no Teatro das Bacabeiras.

 


Destaque.
O Colégio de Procuradores de Justiça do MP/AP, por aclamação, reelegeu o Procurador de Justiça, Jayme Henrique Ferreira, para o cargo de Ouvidor do Ministério Público, proporcionando a sua recondução ao cargo para o biênio 2018/2020, na manhã desta quinta-feira (5).
Na foto com o Ouvidor, o Procurador-Geral de Justiça, Márcio Augusto Alves, e os procuradores Raimunda Clara Banha, Jair Quintas, Socorro Milhomem Moro, Fernando França, Nicolau Crispino, Joel Chagas, Estela Sá, e Maricélia Assunção.

 


Clic.
Dois estudantes da rede estadual de ensino do Amapá foram selecionados para o programa BP Global STEM Academies de intercâmbio estudantil.
Os alunos, Matheus da Silva dos Santos Silva, da Escola Estadual Professor José Barroso Tostes, em Santana, e Álvaro Luis Menezes Aguiar, aluno da escola Esther da Silva Virgolino, em Macapá, passarão ainda por uma entrevista, para definir o país de destino dos estudos, podendo ser os Estados Unidos ou Egito.
Além da dupla, o estudante Francisco Sena Barbosa de Almeida, da escola Antônio Cordeiro Pontes, ficou como suplente. A lista foi divulgada nesta quinta-feira, 5.

 


Close.
Quase um ano após o inusitado e heroico atendimento do GTA, que salvou mãe e filha ao realizar um parto em pleno voo em junho de 2017, os protagonistas da ação inédita foram homenageados na Assembleia Legislativa do Amapá, nesta quinta-feira, 5.
Os militares Franck Pinon, Waldecy Teles e Alisson Vanzeller e, a enfermeira Léia Araújo, receberam o Título de Mérito Legislativo das mãos da deputada Aparecida Salomão, autora da proposta.

 


Flash.
Estudante macapaense Ayra Beatriz vai participar de conferência de jovens cientistas na Sérvia.
Ela é a primeira representante da Região Norte a participar do evento, que há 25 anos é uma das principais vitrines de trabalhos científicos do Planeta.
Ayra desenvolveu um projeto sobre biovaso, feito com resíduos de açaí,

 

Vacinação.
Já está à disposição dos 16 municípios do Estado doses de vacina contra o HPV e meningite C.
As vacinas devem ser aplicadas nas crianças e adolescentes de 9 a 14 anos de idade.
Já a meningocócica C é administrada tanto em meninas quanto em meninos, com idade entre os 11 e 14 anos.

Ação.
A Escola Municipal Hildemar Maia promoverá neste sábado, 7, ação social para a comunidade, com serviços de saúde, beleza e oficina de artesanato, das 9h às 16h, na própria instituição.
Programação contará com animação e contação de histórias, além de dança de salão, atendimento jurídico, além de oficina de confecção de bonecas, flor e chaveiros, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência e do Trabalho (Semast); e oficina de contação de história, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Plataforma Sacaca.
Será lançada nesta sexta-feira, 6, a Plataforma Sacaca, um ambiente virtual desenvolvido para reunir toda a produção científica e tecnológica do Estado em um único lugar.
Na plataforma, poderão ser consultadas as informações de quem trabalha ou desenvolve pesquisas em áreas diversas do Amapá.
O ambiente será referência e servirá como ferramenta e auxílio a pesquisas para quem está realizando trabalhos científicos ou acadêmicos.

Salvamento veicular.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá realiza nesta sexta-feira, 6, a partir das 9h, a aula inaugural do IV Curso de Salvamento Veicular.
A capacitação tem por objetivo o aperfeiçoamento de 23 oficiais bombeiros militares para que possam comandar e atuar em ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas presas em ferragens e atingir o mais alto nível na aplicação das técnicas adequadas a esse tipo de salvamento.
O curso terá duração de 20 dias e contará com uma carga horária de 128hs.