Ziulana Melo

Social


Junho Verde – Foi lançado nesta segunda, 4, no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a programação do ‘Junho Verde’, alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho.
O evento acontece até 9 de junho e contará com atividades esportivas, palestras educativas, passeio ciclístico na orla de Macapá, coleta seletiva de resíduos sólidos e conscientização do uso racional de materiais de plástico.
Um dos destaques será o Desafio Um Dia Sem Sacolas Plásticas que ocorrerá no dia 5 de junho. O evento propõe incentivar os consumidores e o setor privado a não utilizar o material, trocando por sacolas retornáveis que serão distribuídas, gratuitamente, nos sinais de trânsito e postos montados nos principais supermercados de Macapá.

 


Niver.
Linda e estilosa Evelyn, cheia de pose, comemorando seus 10 anos de idade

 


Destaque.
No último sábado, 2, no Parque de Exposições da Fazendinha, foi eleita a primeira Rainha da ExpoBúfalo, que se apresentou vestindo as cores da bandeira do município de Amapá, enaltecendo a história da vida brejeira das boiadeiras das fazendas do município.
Além do título de Rainha da 1ª ExpoBúfalo, Cássia Ellen recebeu como prêmio R$ 1,5 mil.
A vencedora tem 18 anos, é representante da Associação de Vaqueiros do Município de Amapá (Avap) e participa de eventos de concurso de beleza desde os 13 anos.

 


Flash.
A 1ª ExpoBúfalo, que chegou ao fim no último sábado, 2, após quatro dias de programações técnicas e culturais, no Parque de Exposições da Fazendinha, encerrou em grande estilo com a grande final do rodeio.
O vencedor foi Saulo de Sousa, que ganhou a maior nota entre os 10 finalistas. Ele e outros quatro peões vão representar o Amapá na etapa nacional, em Barretos (SP).

 

  
Close.
Seis alunos da Escola SESI Amapá foram selecionados para apresentarem seus projetos de inovação na Mostra de Ciências e Tecnologia, que acontece durante a Olimpíada do Conhecimento, realizada em julho, em Brasília.
Os trabalhos dos estudantes amapaenses abordam o desenvolvimento sustentável, como por exemplo, a transformação de copos descartáveis em massa modelável para a produção de jogos educacionais das áreas de exatas e linguagens e a criação de filtro para escapamento a partir da utilização de caroço de açaí.

 


Clic.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) promoveu nesta segunda-feira, 4, cerimônia de encerramento de três capacitações que irão proporcionar a ascensão profissional de 23 bombeiros militares.
A entrega de certificados ocorreu no auditório da Escola de Administração Pública (EAP), em Macapá.

 

Show.
A 1ª ExpoBúfalo do Amapá, que faz parte do circuito TecnoAgro do Governo do Amapá, despediu-se do público em grande estilo. Três eventos culturais (Concurso Rainha, Show e Rodeio) agitaram o público na última noite da programação, no sábado, 2. A atração principal ficou por conta do Jeito Moleque, um dos maiores grupos de pagode romântico do Brasil.

Gastronomia.
Além da parte cultural, a 1ª ExpoBúfalo também possuiu opções da boa gastronomia e artesanato. Foram 50 empreendedores na área de alimentação, onde foram comercializadas comidas típicas, carne na chapa, tapioca, pizza, hambúrguer, doces, entre outros produtos.
Uma churrascaria especializada em pratos com carne de búfalo funcionou na praça de alimentação do Parque. Entre os pratos mais apreciados pela clientela estava a picanha recheada e o filé ao queijo de búfalo. Elogiadíssima!

Educação.
O Governo do Amapá promove no período de 6 a 8 de junho o IV Encontro de Educação Quilombola e Indígena do Amapá.
O encontro foi idealizado para ser um fórum de discussão, reflexão e proposições visando à formação continuada dos profissionais da educação que atuam em escolas quilombolas e indígenas.
A programação foi dividida em três dias, sempre no horário da manhã, de 8h as 12h.

Exame da Ordem.
A ampliação da validade do exame da OAB será uma das pautas de uma no Senado.
De autoria do senador Eduardo Amorim (PSDB-SE), projeto permite que o candidato aprovado na primeira fase da prova, mas reprovado na seguinte, seja habilitado a participar somente da segunda etapa nas duas próximas edições do exame.
Hoje, ele precisa reiniciar o processo caso seja reprovado na fase final.