Ziulana Melo

Social


Mulher Policial. A Polícia Militar do Amapá (PM/AP) realiza nesta quinta, 14, no Teatro das Bacabeiras, o III Encontro da Mulher Policial Militar.
O evento pretende trazer a discussão a respeito de políticas públicas de gênero, voltadas para melhorar a qualidade do trabalho das mulheres militares, bem como debater sobre os desafios enfrentados por essas profissionais na sociedade moderna, e a reflexão sobre o histórico de conquistas alcançadas desde o ingresso delas nas fileiras da PM/AP. O mês de junho foi escolhido para a realização do evento por marcar o aniversário de 29 anos do ingresso das mulheres na corporação. O encontro busca celebrar o profissionalismo, a persistência e inovação que caracterizam a presença feminina na Polícia Militar do Amapá. A abertura do evento ocorreu nesta quarta-feira, 13. Nesta quinta, 14, dando continuidade ao evento, haverá um ciclo de palestras de 8h às 13h, no Teatro das Bacabeiras.

 


Clic.
De quinta-feira, 14, à domingo, 17, grupos juninos participam da seletiva do Polo Macapá, em que serão definidos pelos jurados os grupos que irão participar do Festival Estadual. As seletivas nos polos municipais e demais eventos juninos fazem parte da programação do Arraiá no Meio do Mundo, que chega à fase de eliminação através das seletivas.

 


Destaque.
As belas e elegantes Alyne Kaiser, Fabiola Corecha e Lidia Moraes esbanjando charme e simpatia, em recente e requintado evento social.

 

   
Close.
Macapá recebe no período de 17 a 20 de junho, mais uma edição do projeto Sonora Brasil que este ano trás para a região norte o tema “Bandas: Formações e Repertórios”.
O projeto visa fomentar as mais diversas expressões musicais pouco difundidas que integram o amplo cenário musical brasileiro.
Quatro apresentações gratuitas vão compor a programação no Estado com os grupos: Corporação Musical CEMADIPE (GO), Sociedade Musical União Josefense (SC), Banda Manauense (AM) e o Quinteto de Metais da UFBA (BA). Ainda será realizado um intercâmbio cultural entre os grupos do Sonora Brasil e grupos locais.

 


Flash.
Juiz Luciano Assis, titular do Juizado da Infância e Juventude, quando participava da etapa regional da Caravana pelos Direitos da Criança e Adolescente, sediado em Manaus, no início de junho.

 


Flash.
O grupo artístico Cartunistas Amapá promovU nesta quarta-feira, 13, na Galeria Alcy Araújo, da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, em Macapá, a exposição “7 a 0 pro humor”. Inicialmente, serão cerca de 35 trabalhos que serão expostos de forma rotativa, e durante o período, que segue até 15 de julho, também serão criados novos desenhos.
São sete artistas envolvidos: os amapaenses J. Márcio, Ronaldo Rony, Adriano Balieiro, Fabiano Santos, Igum D’Jorge e Jair Penafort; além de Pablo Emanuel, do Pará. Todos vão apresentar charges, cartuns e caricaturas sobre a Copa do Mundo, com referências de todas as épocas.

 

No Ranking.
O Ministério Público do Amapá alcançou sua melhor colocação no Ranking da Transparência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o terceiro lugar nacional. Meta deixa o órgão ministerial entre os classificados como ‘excelente’, conferida apenas às unidades que, com base nos itens analisados, atingiram índices que variam a partir de 95% a 100%. A conquista é fruto da gestão do procurador-geral de Justiça do MP-AP, Márcio Augusto Alves, e sua equipe técnica.

Fonaje.
Teve início nesta quarta, 13, o 43º Congresso do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje), na cidade de Macapá.
Foram vários meses de preparação para receber um dos maiores eventos jurídicos do Brasil, que reunirá no meio do mundo mais de 500 magistrados, operadores do Direito e acadêmicos de todo o país para discutirem a temática “O fortalecimento do Sistema e a reconstrução dos Juizados Especiais”. Cerimônia de abertura do Fonaje ocorreu no auditório do TRE/10ª Zona Eleitoral de Macapá, na Zona Norte

Parceria.
O Governo do Estado do Amapá fez uma parceria com a Caixa Econômica Federal para oferecer os serviços da instituição bancária nas unidades do Super Fácil.
A primeira a ser contemplada com um box da Caixa foi a unidade da zona oeste de Macapá, onde os atendimentos já começaram.
O objetivo é levar atendimento célere e humanizado ao cidadão que mora distante das agências da CEF nos municípios.

Encontro.
O Sebrae e o TCE/AP promovem o Encontro Municipal de Assessores e Pregoeiros do Estado do Amapá.
Evento acontece na sede do Sebrae em Macapá, no dia 29 de junho, das 8h30 às 12h e reúne assessores jurídicos, secretários, pregoeiros, Comissão Permanente de Licitação (CPL), prefeitos, representantes de classe e agentes de desenvolvimento. O objetivo é capacitar e orientar assessores jurídicos e pregoeiros para a prática de Pregão Presencial, contratação das Micro e Pequenas Empresas e compras governamentais.