Ziulana Melo

Social


Boletim de Urna – Muitos eleitores não sabem, mas o sistema de votação brasileiro embute um mecanismo pelo qual é possível auditar o resultado do pleito e atestar a confiabilidade das urnas.
Trata-se do Boletim de Urna (BU), documento que registra os votos recebidos pelos candidatos nas diferentes seções eleitorais. Por meio dele, qualquer cidadão pode conferir os resultados apurados nas urnas diretamente do seu aparelho celular (smartphone).
O processo funciona de maneira simples. Encerrada a votação, às 17h (horário local), um mesário retira da urna eletrônica o “flash de votação”, uma espécie de cartão de memória que contém o BU. Em seguida, imprime cinco vias desse boletim.
O documento impresso traz a identificação da seção eleitoral, bem como o número de eleitores que ali votaram e a quantidade de votos registrados para cada candidato ou partido.

 


Clic.
Linda bonequinha Isabella,quando festejava seus 6 aninhos de idade, na companhia das famílias e de muitos amiguinhos.

 

  
Em Destaque.
Foram empossados nesta sexta, 28, em solenidade no Bacabeiras, 120 agentes e 60 oficiais da Polícia Civil.
Os aprovados passaram por todas as sete etapas do concurso público lançado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), em 2017.
Com a posse, os novos agentes e oficiais serão imediatamente lotados em suas respectivas áreas de lotação, para as quais optaram durante a inscrição no concurso. Os novos servidores serão distribuídos pelos 16 municípios do Amapá.

 

  
Clic.
O cantor amapaense Ton Rodrigues e o manauara Eduardo Branco apresentam neste sábado, 29, o show “Cozinhando Canções”, que acontece a partir das 22h, no Restaurante Norte das Águas, no Araxá.
Os dois artistas apostam em ritmos como o marabaixo, carimbó, maracatu, ciranda e música pop.
Além da dupla, mais artistas farão participações para “temperar” ainda mais a apresentação. São eles: Peterson Assis e Paulo Bastos, assim como os cantores Zé Miguel, Deize Pinheiro, Val Milhomem, Ariel Moura, Hayan Chandra, Barca do Yraguari e Os Pinducos estão confirmados.

 


Close.
A beleza da debutante Thalya, em recente ensaio fotográfico de seus 15 anos

 


Flash.
As lindas e simpáticas Giovanna e Diuly

 

Outubro Rosa.
Será na próxima segunda-feira, 1º, a abertura da Campanha Outubro Rosa promovida pelo Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães (IJOMA). A temática desse ano busca discutir e avaliar os mitos e crenças sobre o câncer.
Com a mudança de endereço da tradicional missa da cura, o evento de abertura vai acontecer na quadra ao lado da sede do IJOMA, ás 19h. A programação segue durante todo mês com várias atividades.

Show Potencialidades.
Neste sábado, 29, a Prefeitura de Macapá, em parceria com o Amapá Garden Shopping, promoverá o Show Potencialidades, com apresentações musicais, teatrais e artísticas feitas por pessoas com necessidades especiais. O objetivo é mostrar à sociedade o trabalho desenvolvido por artistas e alunos da educação especial, evidenciando as possibilidades existentes para as pessoas, independentemente de uma condição diferenciada.

Instruções.
O MP Eleitoral expediu duas instruções normativas para que os promotores eleitorais do interior fiscalizem as condições de acessibilidade nos locais de votação e possíveis ocorrências de “voo da madrugada”. Com as instruções, o MP Eleitoral pretende garantir às pessoas com deficiência o direito de acesso aos locais de votação assegurado por Convenção da ONU e legislação específicas.

Corrida.
Acontece no próximo domingo (30) a 4ª Corrida do Círio, em Macapá, que terá cerca de 800 competidores com faixas de premiação contemplando várias categorias e faixas etárias.
A coordenação do evento ainda aguarda os corredores para adiquirirem os últimos kits, ainda disponíveis na Diocese de Macapá, que também dão direito à medalha de participação. Alguns itens devocionais serão agregados ao kit da corrida, que será composto por uma camisa, uma fitinha, uma garrafinha de água benta, uma toalhinha e uma viseira. Todo valor arrecadado será destinado à reforma e pintura da Catedral. A concentração será às 5h30 em frente à Igreja de São José (Matriz).