Ziulana Melo

Social


Encontro – Na sexta, 12, ocorreu na Praça Floriano Peixoto, o “Encontro LGBT pela democracia” voltado para juventude.
De acordo com a coordenação, a União Nacional LGBT no Amapá recebeu relatos de casos de agressões físicas e ameaças. Inclusive, seis jovens foram alvos de violência motivados por homofobia, recentemente.
Participaram do evento representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AP) e Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A proposta é criar um sistema de defesa para gays, lésbicas, bissexuais e trans.

 


Clic.
Belo casal Delcimara e Loran em momento especial do casamento civil

 

Em Destaque. A programação do Círio de Nazaré 2018 contou neste sábado (13) com a tradicional romaria fluvial.
Cerca de 50 embarcações realizaram o trajeto que saiu do Porto do Grego e foi em direção ao porto de balsas do Rio Matapi, em Santana.
A procissão, que iniciou por volta das 6h, passou pelas comunidades da Ilha de Santana, Elesbão, Cachoeirinha, São José, Maria Auxiliadora e terminou no porto de balsas do Rio Matapi, por volta das 10h. Acompanhe algumas imagens:

 


Flash.
Linda princesinha Sarah Abrahão festejando seu primeiro aninho. Parabéns, boneca!

 

Música.
Lei que torna o ensino de música obrigatório na rede pública completa dez anos, mas não é implementada.
Um dos entraves é a formação. Segundo Censo, país tem 128 cursos específicos para formação de professores em música com 8.384 vagas. Em 2016, 2.246 concluíram.

Segurança.
Cerca de 500 policiais militares, além de guardas municipais, exército e agentes de trânsito vão ajudar na segurança da procissão do Círio de Nazaré 2018, que vai acontecer no domingo (14) em Macapá. O reforço contará com viaturas do Polícia de Trânsito (BPTran), do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac). Uma equipe do 6º Batalhão da PM, ficará responsável em atender possíveis ocorrências durante a procissão.

Disputa.
Oito b-boys vão representar o Amapá, pela primeira vez, no “Brazil Battle Pro”, evento que vai reunir os principais dançarinos e MCs da América Latina em Goiânia, neste fim de semana.
Os amapaenses vão disputar em três categorias: Crew vs Crew (composta pelos oito membros da equipe); Batlle Undisputed (dispura entre dois b-boys); Masther Trophers (composto por cinco membros).
Na categoria invidudual, haverá os b-boys Snoop e Eminem vão representar o estado.

No poder.
Onze deputados federais eleitos no último domingo (7) ocupam uma cadeira na Câmara dos Deputados há mais de duas décadas.
Esses parlamentares são parte dos que conseguiram permanecer na Casa um pleito marcado por alto índice de renovação: dos 513 que ocupam uma vaga, 240 obtiveram um novo mandato – menos da metade do total.