Ziulana Melo

Social


Artesanato – Para difundir o artesanato amapaense, a Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) inaugurou a nova vitrine da Casa do Artesão no Aeroporto Internacional de Macapá – Alberto Alcolumbre. O espaço reúne, além das tradicionais produções de peças em madeira, argila, cerâmica, cipós e sementes; acessórios e objetos de decoração estão sendo expostos desde o início deste mês. A ideia de instalar um anexo da Casa do Artesão no aeroporto tem por objetivo aproveitar o grande fluxo de passageiros e a perspectiva de aumento com a inauguração do novo aeroporto, previsto para dezembro de 2018. Com o novo espaço, o governo do Estado espera incentivar os artesãos que sobrevivem da sua arte, gerando oportunidades e visibilidade para o artesanato e a cultura local. A Sete já havia implantado dois pontos de exposição e vendas, no Museu Sacaca e no Monumento Marco Zero do Equador, locais estratégicos e bastante frequentados por turistas.

 


Flash.
Linda princesinha Laura, na comemoração de seus 5 aninhos, que reuniu muitos amiguinhos e toda sua família.

 


Em Destaque.
O Governo do Estado do Amapá prossegue com a política de concursos públicos. Nesta quinta-feira, 8, foi lançado, no Palácio do Setentrião, o edital do concurso público para cargos de nível médio e superior da Agência de Fomento do Amapá (Afap).
Este é o 13º concurso realizado desde 2015. O certame será conduzido pela Fundação Carlos Chagas (FCC).
Durante a cerimônia de lançamento, o governador Waldez Góes enfatizou que a Agência de Fomento cumpre um papel importantíssimo na geração de emprego, renda e oportunidades a pessoas físicas e jurídicas no Amapá.

 

  
Clic.
Garotão esperto, Edmundo Pinheiro quando festejava seus 7 aninhos no último sábado, 3, em “Pool Party”em sua residência, na companhia de sua família e muitos amiguinhos.
Edmundo é filho da diretora comercial do DA, Luciana Melo, e do administrador Edmundo Pinheiro.

 

  
Close.
Começou na noite desta quinta, 8, em Macapá o Festival Amapá Sabor, que chega neste ano à sua 10ª edição contemplando os amapaenses com a culinária dos municípios.
O evento prossegue até sábado (10) na Rua Mário Cruz, entre a Praça Veiga Cabral e o Teatro das Bacabeiras, em frente à Igreja de São José, no Centro da Capital.
Em meio à degustação de 60 receitas regionais, o Festival Amapá Sabor terá várias atrações artísticas locais, entre elas os renomados compositores e intérpretes Nílson Chaves e Amadeu Cavalcante.

 


Flash.
Bela e sempre simpática Cristina Jucá, quando festejava idade nova, no último dia 7. Parabéns da colunista!

 

 

Conferência.
Marcada para acontecer dia 28 de novembro, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém, a 2ª edição da Conferência Ethos Belém 20 anos vai incentivar a abertura de diálogo e o engajamento de lideranças locais, empreendedores e especialistas para o desenvolvimento social e econômico local. O ativismo ambiental é uma das marcas da região. Por isso, durante o painel “Violência e violação dos direitos humanos: lideranças e comunidades afugentadas”, haverá debate a respeito dos caminhos para o combate à violência contra ativistas, líderes comunitários e militantes.

Encontec.
Com o tema “Meio Ambiente e Saneamento”, o TCE/AP realizará nos dias 6 e 7 de dezembro, no auditório do Museu Sacaca, o 1º Encontro Técnico no Meio do Mundo (Encontec), que abordará nos dois dias avanços, dificuldades e propostas para o fortalecimento da governança e políticas públicas de gestão ambiental e saneamento básico nos municípios amapaenses. As inscrições podem ser efetuadas no site do TCE: www.tce.ap.gov.br e clicar no banner do evento.

Vagas.
O Ministério Público Federal oferta cinco vagas para bacharéis em Direito interessados em prestar serviço voluntário na Procuradoria da República no Amapá. As inscrições vão de 12 a 20 de novembro.
A jornada semanal prevista é de 20 horas. Os selecionados terão direito a seguro contra acidentes pessoais e a certificado que comprove o exercício de atividade jurídica.

Formatura.
Nesta sexta-feira (9), às 9h, no Educandário Dom Alexandre, em Santana, o Ministério Público do Amapá (MP-AP), em parceria com o Lar Bethânia e a empresa de trigo O Moinho, realizam a cerimônia de encerramento do projeto “Mão na Massa”, com a formatura da primeira turma do curso de Panificação.
Cinquenta jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos pelo Lar Betânia, por meio do Instituto Marcelo Cândia, concluíram o curso de 80h/aula e foram qualificados para o mercado de trabalho.