Ziulana Melo

Social


Ação – A campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher está com uma programação nos bairros da capital. O movimento itinerante leva serviços e conhecimentos para mulheres vulneráveis e que já foram vítimas de algum tipo de violência. Casos mais graves estão sedo acompanhados pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram).
A ação é da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM) e busca sensibilizar a população sobre os diferentes tipos de agressões contra meninas e mulheres.

 


Flash.
Desembargador Carlos Tork convidou a Marinha do Brasil a se integrar ao Comitê Interinstitucional de Segurança Pública do Amapá. Convite foi feito durante visita institucional do Comandante em Chefe da Esquadra da Marinha do Brasil, almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, na manhã da última terça, 27. A comitiva foi recebida pelo presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork.

 

  
Em Destaque.
A escolha dos novos dirigentes do TJAP para o Biênio 2019/2021 ocorreu em Sessão Administrativa realizada nesta quarta, 28. Foram eleitos os desembargadores João Lages (Presidente), Agostino Silvério Junior (Vice-Presidente) e Eduardo Contreras (Corregedor).
Na oportunidade houve também a escolha dos novos dirigentes do TRE/AP. Desembargadores Rommel Araújo e Gilberto Pinheiro foram os mais votados. Desembargador Carlos Tork será Diretor da Escola Judicial do Amapá.

 


Clic.
Em sua primeira visita ao Estado, Paulo Mendes da Rocha, acompanhado de seu companheiro de trabalho o arquiteto Eduardo Argenton, esteve no terreno destinado ao campus da Universidade do Estado (Ueap), no município do Amapá, e também deu palestra a convite do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) nesta terça-feira, 27, no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
O arquiteto abriu conversações com representantes da Ueap e do governo do Estado para projetar para os campi da capital e do município do Amapá – o que representaria as suas primeiras obras dentro da Amazônia.

 


Close.
O casal de empresários Carlos e Danieli Scapin, que marcaram época no Amapá pela criação da Faculdade Seama, decidiram contar a experiência e sucesso como empreendedores em um canal do YouTube.
Trata-se do espaço criado por uma agência de educação corporativa que oferece soluções para desenvolver pessoas e empresas, chamada “Insperiência”, que reúne feras como os esportistas Muricy Ramalho e Denilson, além de palestrantes performáticos como Rafael Renzel, Pedro Werneck e Felipe Andreoli.
Em um teaser sobre a participação do casal do Amapá no canal, eles dão pistas sobre o que está por vir e convidam os amigos e admiradores a acompanharem essa nova trajetória.
(cleberbarbosa.net)

 


Clic .
Sob a presidência da juíza Marina Vidal, da Comarca de Laranjal do Jari, foram realizados durante o mês de novembro nove julgamentos que integraram a programação do Mês Nacional do Júri.
Para a magistrada, o sucesso resulta de um conjunto de esforços dos servidores, Defenap, MP/AP, advocacia, Iapen e jurados.

 

Ponto facultativo.
O Governo do Amapá decretou ponto facultativo nas repartições da administração direta e indireta no dia 30 de novembro (sexta-feira), em homenagem ao Dia do Evangélico.
Atividades consideradas de caráter essencial, como as da área de saúde e segurança pública, estão de fora do decreto, para que não sofram descontinuidade na prestação dos serviços à sociedade amapaense. O expediente volta ao normal na segunda-feira, 3 de dezembro, nas repartições públicas do Estado.

Jogos Escolares.
Os atletas amapaenses que participaram da 13ª edição dos Jogos Escolares da Juventude e das Paralimpíadas Escolares 2018 foram recebidos por uma comissão formada por técnicos da Sedel na tarde de terça-feira, 27, no Estádio Olímpico Zerão, em Macapá.
O encontro serviu para fazer uma análise das participações dos atletas nas duas competições nacionais.

Concurso.
O Governo do Amapá realiza no próximo domingo, 2, as provas dos concursos públicos para o Grupo de Gestão Governamental e para Oficial Policial Militar do quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar do Amapá. Serão mais de 64 mil candidatos concorrendo vagas de nível médio e superior previstas nos dois editais. As provas discursivas e as redações acontecerão nas cidades de Macapá e Santana, conforme previsto nos editais de abertura. Os inscritos devem acessar os locais de provas no site da Fundação Carlos Chagas.

Dia D.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará nesta quinta-feira, 29, o dia D de mobilização contra o Aedes aegypti.
Durante toda a manhã, 75 agentes de endemias irão fazer inspeções no bairro Central, apontado pelos levantamentos do programa de controle da capital como médio risco para incidência do mosquito.
O objetivo é mostrar que a participação de todos é a melhor forma de impedir a proliferação do mosquito.