Ziulana Melo

Social


Macapá 261 anos – O Governo do Estado do Amapá (GEA) mobilizou diversos órgãos da administração pública para promover oito dias de programação em homenagem aos 261 anos da capital Macapá.
O aniversário é só dia 4 de fevereiro, mas as comemorações já começaram e, com novidades: além das programações em 2019, o GEA já se antecipa para celebrar, em grande estilo, os 262 anos da cidade, em 2020.
Nesta sexta-feira, 1º, ocorreu a abertura oficial, na Fortaleza de São José de Macapá – histórico monumento que teve como consequência mais marcante, a criação da então Vila de São José de Macapá, que deu origem à capital amapaense, em 1758.

 


Clic.
Governador Waldez Góes e vice Jaime Nunes prestigiaram a exposição das obras de R. Peixe ao lado da família do artista plástico

 

Em Destaque. Em sessões rápidas e outras um pouco demoradas, realizadas em Macapá e em Brasília, acomapanhamos a posse dos 24 deputados estaduais, dos 8 deputados federais e 2 senadores, eleitos e reeleitos em outubro do ano passado.
Acompanhem alguns clics das solenidades, que movimentaram Macapá e a Capital Federal, na tarde desta sexta-feira, 1º de fevereiro.

 

 

 


Flash.
Na noite deste sábado, 2, às 19h, a população poderá prestigiar o Recital de Música da Escola Walkíria Lima.
O evento ocorrerá na própria instituição e faz parte de uma extensa programação preparada para homenagear o aniversário de 261 anos de Macapá, celebrados no dia 4 de fevereiro.

 

Concurso.
Seguem até às 23h59 do dia 13 de fevereiro as inscrições, pela internet, para o concurso público de nível médio da Marinha do Brasil. As vagas são para as áreas de mecânica, eletroeletrônico e apoio. São ofertadas mil vagas e o Amapá será um polo de provas, que serão aplicadas na Capitania dos Portos em Santana. A remuneração inicial, ao final do curso, é de R$ 1,9 mil.

“Amazon Caribean”.
A rampa do açaí, às margens do Rio Amazonas, na orla de Macapá, será o cenário e palco, pelo segundo ano seguido, de mais um show cultural na madrugada.
A festa de 2019, que também contará com a participação especial dos cantores Ariel Moura, Osmar Jr. e do grupo grupo Flor Pequena, acontece na madrugada de domingo (2), a partir das 5h.

Futlama.
Marapará, Curimatã, Flor de Lis, Peixe-Boi e Candirú estão entre as equipes participantes do Torneio Cidade de Macapá de Futlama, que ocorrerá neste domingo, 3, como parte da programação de aniversário de 261 anos da capital, comemorado no dia 4 de fevereiro. A prefeitura pretende promover a integração dos times representantes dos distritos e bairros da cidade. Serão 16 equipes no masculino e 8 no feminino que irão aproveitar a maré baixa para se confrontar em jogos emocionantes do já tradicional torneio de futlama. O Torneio Cidade de Macapá de Futlama iniciará às 8h, próximo ao trapiche Eliezer Levi.

Açucena em festa.
No dia 2 de fevereiro, o Residencial Jardim Açucena faz um ano que foi entregue à população. Para marcar o aniversário, a Prefeitura de Macapá preparou uma grande festa, que inicia neste sábado, 2, das 8h às 22h. A programação iniciará com a Feira do Peixe Vivo e da Agricultura Familiar.
Às 16h, haverá a feira de empreendedores e artesanato; entrega da geladeiroteca, contação de história e cantinho da leitura. Às 18h, apresentação de alunos dos projetos sociais. E às 19h, shows culturais. A programação faz parte das comemorações dos 261 anos da cidade Macapá, que faz aniversário nesta segunda-feira, 4.