Ziulana Melo

Social


Capacitação – Nos dias 27 e 28 de fevereiro, servidores aprovados no concurso público da Saúde participarão de curso de capacitação. Neste primeiro momento, passarão por essa etapa aproximadamente 367 novos colaboradores. Esses servidores atuarão em UBS’s e outros órgãos ligados à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Eles ocuparão os cargos de médico (várias especialidades); assistente social, biomédico; cirurgião dentista; endodontista; enfermeiro; engenheiro sanitarista; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; nutricionista; psicólogo, terapeuta ocupacional; administrador hospitalar; administrador; técnico em enfermagem; técnico em saúde bucal; técnico em laboratório; técnico em nutrição; agente comunitário de saúde e agente de combate de endemias.
Os futuros servidores terão dois dias de contato com o funcionamento da Prefeitura de Macapá, onde terão palestras ministradas por secretários municipais de áreas como Finanças, Saúde, Controle Interno e outros.

 


Clic.
Camila e Danilo, transbordando de felicidade, no dia da oficialização de união civil.

 


Em Destaque.
Na última sexta, 22, dez casais homoafetivos confirmaram juridicamente a união em evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), com a organização do Conselho Estadual LGBT.
Cerimônia ocorreu no auditório do Museu Sacaca e reuniu amigos e familiares dos noivos.

 


Clic –
Lindíssima debutante Brenda, em noite
especial de seus 15 anos

 


Close.
Tudo pronto para um dos mais requisitados eventos do carnaval amapaense, o Bloco do Abel.
Será sábado, 2 de março, no estacionamento do Shopping Amapá Garden, com atração principal de Lucas Lucco.

 


Clic.
Linda e graciosa Bia, na companhia de seus pais, comemorando seus 4 aninhos

 

Campanha.
Para levar a mensagem de prevenção aos brincantes do carnaval este ano, o Governo do Amapá desenvolverá nos próximos dias a campanha “Deixe a camisinha entrar na folia. Sem camisinha não dá”. Cerca de 500 mil preservativos serão distribuídos durante a quadra carnavalesca. Até o dia 5 de março, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) intensificará a disponibilização de insumos de prevenção para todo o Estado. De acordo com o chefe da Unidade de Doenças Transmissíveis da SVS, Ivon Cardoso, serão distribuídos 400 mil preservativos masculinos, 100 mil femininos, além de 100 mil unidades de gel lubrificante.

Demandas.
Gestores do Sesi e do Senai do Amapá reuniram-se com representantes da Beadell Brasil Ltda. para levantar demandas e planejar as ações que serão realizadas durante o ano.
Foram tratados assuntos referentes aos cursos de Aprendizagem Industrial, capacitações para funcionários da empresa e treinamentos para membros das comunidades de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.

Carná.
O Museu Sacaca realiza nos dias 2 e 3 de março de 9h às 17h, uma diversa programação carnavalesca voltada para o público infantil.
Intitulado “Sacaca na Folia”, o evento pretende resgatar os tradicionais bailes carnavalescos infantis e contará com a presença do Rei Momo do carnaval amapaense Raimundo Tavares da Silva o “Sucuriju”.

Recursos.
Para garantir o funcionamento e autonomia das instituições federais de ensino, o Ministério da Educação liberou R$ 1,574 bilhão. Desse total, R$ 10.373.569 foram repassados às instituições do Amapá.
Os recursos serão destinados para quase 150 instituições de todo o país e serão aplicados na manutenção, custeio e pagamento de assistência estudantil, entre outros.