Ziulana Melo

Social


Audiência Pública – O Ministério Público do Amapá realizará no dia 23 de setembro, audiência pública no município de Laranjal do Jari. Durante o encontro, o MP-AP visa ouvir a opinião de autoridades e cidadãos para identificar demandas e aprimorar a atuação do órgão ministerial na cidade.
O evento será aberto à sociedade e presidido pela corregedora-geral do MP-AP, procuradora de Justiça Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá. A escuta pública contará com a presença do titular do órgão ministerial em Laranjal do Jari, promotora de Justiça Samile Alcolumbre Brito, além de autoridades locais, operadores do Direito e sociedade civil organizada do município.
Na ocasião, os presentes terão direito a fazer perguntas à equipe do MP-AP. A audiência abordará as demandas de Laranjal do Jari apontadas no encontro.

 


Clic.
Militares do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar fizeram uma prévia, na manhã desta quarta, 4, do que será apresentado no sábado, 7 de setembro. O ensaio para o desfile cívico-militar aconteceu na Av. Ivaldo Veras, zona sul de Macapá.
Neste ano, cerca de 2,4 mil militares vão desfilar na Av. FAB, no Centro de Macapá, em celebração à Semana da Pátria.

 

  
Em Destaque.
Um lançamento de sucesso com o título “COMO A PNL MUDOU MINHA VIDA” publicado pela editora leader, co- autoria da amapaense Marcionila Freire e coordenado por Ricardo Abel, receberam entusiasmados os amigos e familiares para noite de autógrafos. O lançamento aconteceu na última terça feira (3) na livraria Cultura, shopping Bourbon, SP.

 


Clic.
O Sesc Amapá, por meio do projeto Entre Artes, realiza a exposição “DNA” do cenógrafo, aderecista, performer e artista visual amapaense Josaphat.
A vernissage será realizada no dia 17 de setembro, a partir das 16h, na Casa de Vidro do Museu Sacaca e ficará disponível para visitação pública até o dia 21 do mesmo mês.
A exposição “DNA” é composta por esculturas de tamanhos diversos, constituídas por fibras, ferros, arames e fios retorcidos, cujo acabamento final, fica por conta das formas naturais das fofóias (parte que sustenta os frutos das palmeiras), que de forma sensível, após passar por interferências do artista, atribuem leveza a um emaranhado de ferragens, nos fazendo refletir sobre a importância da fonte de recursos naturais que é a Amazônia.

 


Close.
As paratletas amapaenses Leylianne dos Santos, Thália de Souza e Márcia Oliveira se preparam para participar do Campeonato Brasileiro de Atletismo e Campeonato Brasileiro de Parataekwondo, que vão acontecer no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, nos dias 6 e 26 de setembro, respectivamente.
As três jovens conquistaram quatro medalhas para o Brasil, nos Jogos Parapan-Americanos, que aconteceram de 23 de agosto a 1 de setembro, em Lima, no Peru. Elas foram convocadas pela Seleção Brasileira Paralímpica de Atletismo para as disputas.

 


Flash.
Foi lançada nesta quinta-feira, 5, na Embrapa Amapá, a chamada conjunta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) com a de São Paulo (Fapesp). O objetivo é incentivar e apoiar pesquisas colaborativas entre pesquisadores e instituições dos dois estados.

 

Peixe Vivo.
No feriado do dia 7 de setembro, o projeto Peixe Vivo e a Feira Verde estarão no bairro Congós, disponibilizando para a população uma tonelada de tambaqui e pirapitinga ao preço de 10 reais, o quilo, além de cinco tendas com produtos diversos de hortifruti e farinhas produzidos pelos agricultores e produtores rurais da Vila Valdemar, no distrito do Coração. A parceria entre Prefeitura de Macapá e Aprova (Associação dos Produtores da Vila Valdemar) tem rendido bons resultados e fortalecido a relação entre a gestão municipal e as famílias rurais.regionais com preço abaixo do mercado.

Desfile Cívico.
O Governo do Amapá vai realizar, nos dias 6 e 13 de setembro, os desfiles cívico estudantis 2019, em Macapá. Este ano o tema abordado será “Educação e valorização da vida”. Nesta sexta, 6, o Desfile Cívico Estudantil iniciará às 16h30, na Avenida FAB. E no dia 13 de setembro, será a vez do desfile cívico-militar da zona norte de Macapá. A programação está marcada para às 17h, na Rodovia do Curiaú.

Exposição.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) realiza no domingo, 8, uma exposição dos serviços ofertados pela unidade.
No evento, haverá dicas de primeiros socorros, apresentação dos projetos desenvolvidos pelo Samu, exposição da ambulância e do material usado durante os atendimentos e aferição de pressão arterial.
A exposição, que ocorre Amapá Garden Shopping, às 15h, faz parte da programação da I Semana dos Profissionais do Samu no Amapá, que comemora 13 anos de implementação no estado.

Led no asfalto.
Um dos cruzamentos mais movimentados de Santana, recebeu na noite de quarta-feira, 4, a tecnologia “+ Light Line” – led verde e vermelho no asfalto, instalado em cada extremidade da faixa de pedestre para chamar a atenção sobre a condição do semáforo. A novidade foi implantada na Av. Dom Pedro com a Rua Salvador Diniz.
O recurso faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Santana, que já garantiu 23 quilômetros de asfalto e 39 semáforos para o município.