Ziulana Melo

Social


Família Acolhedora – O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio do seu Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOP-IJE), abriu na última quarta-feira (18), no auditório do Complexo Cidadão Centro do MP-AP, a capacitação “Serviço de Família Acolhedora: uma alternativa para o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social”.
Durante o evento, que encerrará nesta sexta-feira (20), o promotor de Justiça Alaor Azambuja, ressaltou a importância do encontro formativo para que a ação seja uma política pública municipal em todas as outras cidades do Amapá.
A abertura do evento contou com apresentação de dança de alunos da 5ª série de ensino fundamental da Escola Estadual Modelo Guanabara.

 


Clic.
Amigo Elpídio Amanajás envia a esta colunista esta imagem com frase do livro “Histórias Edificantes”:
“Na vida não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha.”

 


Em Destaque.
Com o objetivo de captar recursos de emendas parlamentares para execução de projetos que visam aprimorar o combate à criminalidade, bem como o fortalecimento da atuação para a garantia dos direitos coletivos, a PGJ do MP-AP, Ivana Cei, acompanhada de sua assessoria, apresentou a Carteira de Projetos de 2020 da instituição para integrantes da Bancada Federal do Amapá.
Encontro ocorreu na última quarta-feira (18), na sala de reunião Artur da Távola, da Câmara dos Deputados, em Brasília.

 

  
Clic.
Com roda de conversa sobre sexualidade, palestra sobre suicídio e drogas, música e apresentação de teatro, alunos do Projeto Jovem Descolado participam de programação no Museu Sacaca.
O projeto é uma estratégia para abordar temas que impactam diretamente na vida dos jovens, tanto amapaenses, quanto em nível

 

 

 

Close. Em Manaus, presidente do TJAP, desembargador João Lages, no ato de assinatura do Pacto Nacional Pela Primeira Infância, nesta quinta-feira (19/09).
Presentes ao Seminário, as juízas Stella Simonne Ramos e Laura Costeira, além da deputada federal Aline Gurgel, coordenadora da região Norte da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e a procuradora geral do MP-AP, Ivana Cei.

 


Flash.
O segundo Equinócio de 2019 acontecerá no dia 23 de setembro às 4h50 (horário de Brasília). E a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) preparou uma programação com diversas atrações para celebrar o fenômeno.
A abertura será no dia 22 de setembro às 9h com apresentações de marabaixo, oficinas de histórias e pinturas para crianças e adolescentes, dança e artesanato indígena, exposição de carros antigos com Jeep Clube e o Clube de Astronomia do Amapá.

 

Previdência.
Nesta sexta-feira, 20, às 8h30, será realizado o Fórum Estadual de Previdência com palestras de educação financeira, previdenciária e de qualidade de vida voltadas aos servidores do funcionalismo público. O evento ocorrerá no Sebrae, em Macapá. O Fórum receberá o secretário adjunto de Previdência do Ministério da Economia, Narlon Gutierre que explanará sobre os aspectos gerais da Reforma da Previdência.

Saúde bucal.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) inicia nesta sexta, 20, ação de reabilitação da saúde bucal dos idosos do Abrigo São José. A ação também ocorrerá nos dias 23 e 24 com atendimento especializado e tratamentos periodontais, exodontias e confecção de próteses dentárias.
Os 65 idosos do abrigo serão atendidos por uma equipe multiespecializada com o intuito de trabalhar a prevenção de doenças sistêmicas, inclusive as cardiovasculares, através do controle bacteriano, proporcionando, também, a melhoria da função mastigatória.

Barca do Iraguany.
Neste sábado, 21, à partir das 8 da noite, no Bar do Vila, vai rolar “A Barca do Iraguany, uma Barca para o Círio de Nazaré”.
A noite contará com apresentações de Ricardo Yraguany, Laura do Marabaixo e os convidados, Enrico Di Miceli, Banzeiro Brilho de Fogo, Oneide Bastos, Rony Moraes, a poesia de Andreia Lopes e Mary Baraka, além da performance da DJ Insane.

Fest Jeep.
A Prefeitura de Macapá apoia a 11ª edição do Fest Jeep Amapá. A programação inclui muita adrenalina nos dias 20, 21 e 22 de setembro, no entorno do monumento Marco Zero do Equador, em Macapá. O município colabora com serviços no entorno do espaço, organização do trânsito, preparação do solo e ruas próximas do local.
A pista será inspecionada por equipes do Município antes e depois do evento, para evitar qualquer transtorno ao solo. Serão mais de 50 pilotos, com a participação de competidores dos estados do Pará e Santa Catarina. O evento terá jipeiros, rally e indoor, e disputas de caminhonete.