Ziulana Melo

Social


Primavera dos Museus – Durante esta semana, a Biblioteca Pública Elcy Lacerda oferece vasta programação por ocasião da 13ª edição da Primavera dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O espaço utiliza o tema “Museus por dentro dos museus” para trabalhar exposições, palestras, rodas de conversas e apresentações artísticas.
A programação segue até sábado, 28, e o público pode conferir as seis exposições espalhadas pelas galerias e salas da biblioteca, entre elas, “Vida Palafítica: habitar sobre as águas urbanas”, um trabalho fotográfico sobre a cultura da vida em áreas de ressaca, coordenado pelo Grupo Emergir.

 


Clic.
Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Lucas Barreto (PSD-AP) estão na lista de suplentes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, que será instalado nos próximos dias.
O Conselho de Ética tem a responsabilidade de analisar representações e denúncias feitas contra os senadores.

 


Em Destaque.
Em NY, Waldez defende a participação de brasileiros nas discussões sobre a Amazônia.
Na foto, ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron na Cúpula do Clima, da ONU.

 


Clic.
Aproveitando o crescente interesse do mundo pela Amazônia e seguindo a tendência de articulação de governos locais em redes internacionais de intercâmbio para desenvolver a emergente economia de baixo carbono, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, cumpre extensa agenda na programação da Semana do Clima, em Nova York.
Em Nova York, Clécio Luís terá reunião com o presidente mundial, Yunus Arikan, visando integrar ações em curso na região amazônica.

 

  
Close.
Uma performance teatral realizada por arte-educadores da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) marcou mais uma ação da Semana Nacional do Trânsito.
Na manhã desta terça-feira, 24, o plenário da Tribuna do Júri do Fórum Desembargador Leal de Mira foi palco das apresentações. Na plateia, aproximadamente 150 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia.
As crianças tiveram a oportunidade de assistir à performance que, de forma lúdica e divertida, levou mensagens de como ter atitudes de prevenção para garantir um trânsito mais seguro.

 


Flash.
Governador em exercício, Jaime Nunes, quando recebia equipe de coordenação da ‘Marcha para Jesus Amapá’, para entrega do projeto do evento de 2019, que terá dois momentos, a Marcha para Jesus oficial (30/11) e a Kids (12/10). A intenção é reunir milhares de pessoas de todas as idades, culturas e municípios em manifestação pública de fé cristã.

 

Encontro Científico.
Diretores e professores de escolas municipais das comunidades quilombolas de Macapá participaram das oficinas do 3° Encontro Científico de Religiosidade Afro Ameríndia da Amazônia Amapaense. O encontro aconteceu na comunidade do Curralinho.
O objetivo foi incentivar a produção de estudos e pesquisas, e fortalecer as políticas para os povos das comunidades quilombolas, além de incentivar e mostrar novas práticas de ensino das tradições quilombolas no ambiente escolar.

Capacitação.
No 28º Festival do Inajá, em São Joaquim do Pacuí, que ocorreu de 19 a 22 de setembro, empreendedores participaram de uma capacitação promovida pela Prefeitura de Macapá em parceria com a Associação de Bares e Restaurantes do Amapá (Abrasel).
O objetivo, além de levar conhecimentos básicos para a comercialização de seus produtos, foi despertar uma maior valorização dos profissionais que trabalham no ramo da alimentação e da agricultura.

Feira de Ciências.
Começa nesta quarta-feira, 25, e segue até 27 de setembro, no auditório do Sebrae/AP, em Macapá, a VII Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap).
O evento terá a apresentação de 59 projetos de unidades de ensino do estados do Amapá, Amazonas, Pará, Pernambuco, além dos países do Paraguai e México.

Dia D.
O Governo do Amapá terá encontro com as equipes de imunização dos 16 municípios amapaenses, na manhã desta quarta-feira, 25. O objetivo é preparar os profissionais da saúde para a campanha de vacinação contra o sarampo, que inicia no mês de outubro.
Na ocasião, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) vai repassar o quadro de imunização atual no estado e o cronograma de distribuição das doses da vacina trivalente, e também de ações, como o Dia D de Mobilização.
Em 2019, o calendário da campanha será do dia 7 de outubro até 30 de novembro.