Ziulana Melo

Social


Novembro Azul – Próximo de encerrar o “Outubro Rosa” – campanha de prevenção ao câncer, direcionada às mulheres -, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) organiza mais um mês de alerta à doença, desta vez, em atenção aos homens. O “Novembro Azul” previne contra o câncer de próstata, e terá programação extensa no Amapá, a partir do dia 1º.
Para lançar o “Novembro Azul”, uma cerimônia de transição será realizada na sexta-feira, 25, na frente da Casa do Artesão, no Centro de Macapá. Na ocasião, haverá apresentação da banda do Corpo de Bombeiros, show musical com artistas locais, apresentação teatral, aula de dança, marabaixo, feira de artesanato e venda de comidas típicas.
Neste ano, a campanha traz o tema “É preciso saber viver com mais saúde e menos preconceito!”. A mensagem busca incentivar os homens para a manutenção da saúde e rastreamento da possibilidade de câncer de próstata.

 


Flash.
Mais quatorze empresas amapaenses têm, a partir e agora, suas mercadorias ainda mais valorizadas, com o Selo Amapá – Produto do Meio do Mundo, da Agência Amapá. Trata-se de um certificado que agrega valor aos produtos de origem local. As empresas foram certificadas durante cerimônia conduzida pelo governador Waldez Góes, no Palácio do Setentrião. Na ocasião, também foi lançando o Guia do Investidor para orientar os empreendedores interessados em atuar em solo amapaense.

 

  
Em Destaque .
Momento em que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), assumia, na tarde da última quarta-feira (23), a Presidência da República, após viagem do vice-presidente Hamilton Mourão ao Peru. O comando da República foi transferido em cerimônia na Base Aérea de Brasília.
Davi Alcolumbre é o primeiro presidente no exercício do cargo nascido no Amapá e pertencente à religião judaica.
Davi, o terceiro na linha de sucessão, permanece no cargo até esta sexta-feira (25), depois de cumprir vasta agenda em Macapá.

 


Clic .
O estudante Leandro Kauã, 15 anos, aluno da Escola Estadual Irmã Santina Rioli, em Macapá, criou uma tabela periódica a partir de resíduos recicláveis, coletados no canal do bairro Beirol.
O estudante do 9º ano do ensino fundamental apresentou, na Embrapa Amapá, o trabalho denominado “O olhar de Lavoisier (Lei de Conservação das Massas) sobre o canal do Beirol: uma proposta de inclusão sócio educacional”.
Leandro conta que a ideia surgiu após ele perceber a dificuldade de alunos com deficiência visual na aprendizagem de matérias na área das ciências exatas.

 


Close .
O senador Randolfe Rodrigues (REDE –AP) recebeu na tarde de quarta-feira (23), em Brasília, o diretor presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, o diretor superintendente do Sebrae do Amapá, Waldeir Garcia, a diretora técnica, Marciane Costa.
Eles debateram sobre a importância do Sistema S e a perspectiva da abertura de uma escola de empreendedorismo do Sebrae no Amapá.

 


Clic.
Acontece neste sábado (26), no Instituto Cristiane Pereira (Villa Nova Shopping), das 14h30 às 18h, o Workshop “Impulsionamento nas Redes Sociais”. É um evento voltado para influenciadores digitais, social mídias, empreendedores e jornalistas que se interessem pela área.
De acordo com o social media Juarez Menescal, a ideia é ensinar a usar de forma profissional as redes sociais e fazer com que o empreendedor, influenciador ou empresário consiga ter boa visibilidade com suas publicações.
Interessados devem fazer inscrição através do whatsapp (96) 98101-0112 e investir R$ 100.

 

Caminhada.
O Super Fácil realiza neste sábado, 26, às 8h30, uma caminhada de encerramento da campanha Outubro Rosa, seguida de um coffee break em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. O evento será no entorno do Instituto de Prevenção Hospital de Amor, na zona norte de Macapá. A programação é direcionada às servidoras do Super Fácil, que também participarão de uma roda de conversa com um médico oncologista, e poderão realizar exames médicos e consultas no instituto.

Casa na árvore.
Bioparque da Amazônia, que será reaberto nesta sexta, 25, oferecerá para o público uma Casa na Árvore construída sobre troncos de árvores de angelim e massaranduba, de três metros de altura.
O espaço foi construído em madeira, materiais leves e poderá ser utilizado para a diversão das crianças. A casa tem capacidade para 10 a 15 pessoas.

Credenciamento.
Iniciou na última quinta-feira, 24, e segue até o dia 2 de novembro, o credenciamento de grupos culturais de capoeira, artes afro-brasileira e de hip-hop interessados em participar de festivais a serem realizados pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) no mês de novembro, em Macapá.
Serão três grandes eventos que movimentarão os segmentos culturais e proporcionarão aos grupos a difusão de seus trabalhos. Para se inscrever os interessados podem acessar o endereço eletrônico www.processoseletivo.ap.gov.br ou procurar a Secult, localizada na Avenida Pedro Lazarino, 22, no bairro Santa Inês, no horário das 8:30 às 14h, de segunda a sexta-feira.

Pescaria.
Uma pescaria divertida e solidária. Essa é a proposta do Pesque e Troque, atividade que será realizada na sexta-feira, 25, na 28ª Feira Agropecuária de Amapá. Para participar, basta doar 1 pacote de 400g de leite.
As inscrições podem ser feitas até as 15h de sexta-feira, no Parque de Exposições João Pompilho, onde acontece a programação. Cada participante terá direito a uma ficha e acesso ao lago para pescaria de tambaqui. O espaço será liberado a partir de 16h. O pescador deve levar o seu equipamento de pescaria.