Ziulana Melo

Social


Pesquisa – A Câmara e o Senado fizeram uma pesquisa de opinião para entender como os brasileiros têm se comportado em relação às notícias falsas divulgadas na internet. E essa pesquisa indicou que as fake news compartilhadas em redes sociais realmente têm tido um impacto relevante no cenário político nacional. É que, apesar de oito em cada dez brasileiros já terem identificado alguma fake news nas suas redes sociais, quase a metade dos entrevistados admitiu já ter usado informações vistas nessas redes para definir o voto em períodos eleitorais.
Entre os participantes da pesquisa, 45% afirmaram ter decidido voto em período de eleições levando em consideração informações vistas em alguma rede social. Analisando separadamente as redes sociais, as mais citadas foram o Facebook (31%) e o Whatsapp (29%)”, informa a pesquisa do DataSenado, que também identificou uma influência relevante do Youtube (26%), do Instagram (19%) e do Twitter (10%) nessa decisão eleitoral.
O estudo ainda diz que o percentual de brasileiros que já decidiram algum voto com base em informações vistas em redes sociais é maior entre os mais jovens, entre pessoas com escolaridade alta e pessoas com renda familiar alta. Já quando se analisa a orientação partidária, é a direita que sai na frente: 55%, ante 46% da esquerda e 43% do centro. (Fonte: Congresso em Foco)

 


Flash.
De um talento que vem de berço, o músico e compositor amapaense Paulinho Bastos, foi premiado nacionalmente pelo site melhoresdamusicabrasileira.com.br. Seu álbum “Batuqueiros” ficou em quinto lugar numa seletiva de 100 discos. Já a música “Pêndulo” ficou em 9º lugar. Sucesso sempre!

 

Em Destaque. Quem visitou o novo Mercado Central desde sua reabertura pôde perceber que, além de ampliado, revitalizado e moderno, o espaço conta com obras que retratam símbolos da cultura amapaense, como o Marabaixo e Batuque. São painéis em tons vibrantes que estão expostos na área interna do mercado, reaberto na última semana pela Prefeitura de Macapá.
Tanto os painéis, escultura e identidade visual foram assinados pelo amapaense, o artista plástico e publicitário, Ralfe Braga, reconhecido internacionalmente. Suas artes são cheias de energia e tonalidades exuberantes.
Segundo ele, as obras dentro e fora do mercado são inspirações que refletem exatamente as questões históricas e estéticas do local, que trazem as cores vivas da Amazônia e cultura do Amapá. Ele tem obras espalhadas por todo Brasil. Depois de Brasília, os seus maiores painéis são os de Macapá no mercado, que tem grande referência histórica e cultural.

 

 


Close.
Na capital paraense, o Presidente do TJAP, Desembargador João Lages, foi recebido pelo Presidente do TJPA, Desembargador Leonardo de Noronha Tavares. Na ocasião, conheceu a sistemática de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE), sistema que substituirá o Tucujuris.
Técnicos do CNJ estão no TJ Paraense e juntamente com os técnicos do TJPA ajustam detalhes finais.

 


Clic.
Linda, elegante e sempre de bem com a vida, a jovem advogada Juliana Leal curtindo férias pela Europa.

 

Juiz das Garantias.
A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6305) no STF contra dispositivos do Pacote Anticrime, que alterou o sistema penal brasileiro para introduzir o juiz das garantias. Segundo a entidade, a norma inviabiliza a atuação funcional plena e fere a autonomia dos membros do Ministério Público, além de contrariar o sistema acusatório e os princípios da isonomia, da razoabilidade e da proporcionalidade.

Alta.
O Aeroporto Internacional de Macapá/Alberto Alcolumbre (AP) encerrou 2019 com alta na movimentação de passageiros. Foram 597.593 embarques e desembarques, 9,4% a mais que os 546.030 viajantes registrados em 2018. No período, o terminal contabilizou 7.916 operações de pousos e decolagens. Foi o melhor resultado desde 2015 e dirigentes do aeroporto atribuem o saldo positivo na movimentação de passageiros, entre outros fatores, às novas instalações, entregues pela Infraero em 2019.

Creche.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) dará início nesta quarta-feira, 22, à busca ativa escolar para a Creche Sérgio Coutinho, localizada no bairro Universidade.
A creche será inaugurada em breve pelo Município. A busca ativa seguirá até o dia 24 de janeiro e acontecerá no anexo da Escola Maria Bernadete, bairro Zerão, das 8h às 12h.
Serão ofertadas 204 vagas para crianças de 2 a 5 anos.

Visitas.
O governador do Amapá, Waldez Góes e o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), visitaram, nesta terça-feira, 21, quatro importantes obras que fazem parte do projeto que reforça a Segurança Pública do estado. Eles foram acompanhados de técnicos do governo.
A comitiva visitou as obras do complexo de Segurança Pública no Conjunto Habitacional Macapaba, na zona norte de Macapá, que inclui um quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), uma Unidade de Polícia Comunitária (UPC) e um Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). O grupo também visitou a obra do novo quartel do 6º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Perpétuo Socorro, na zona leste.