Ziulana Melo

Social


Eleições 2020 – Em 22 de março de 2018 o TSE aprovou a Resolução-TSE 23.562/2018 que garante direito aos transgêneros e travestis de adotar o nome social no título de eleitor. Esse ano, a mudança no registro será feita até o dia 6 de maio, data do fechamento do Cadastro Eleitoral.
Nome social é o nome pelo qual transgêneros e travestis são socialmente reconhecidos. Identidade de gênero se refere ao gênero que a pessoa se identifica – masculino ou feminino. No estado do Amapá 29 eleitores já solicitaram a mudança para Nome Social.

 


Flash.
A prefeitura divulgou a programação que marcará os 262 anos da cidade de Macapá. Serão cinco dias de festa, com início marcado para 31 de janeiro, com samba no novo Mercado Central; e atividades esportivas e artísticas no CEU das Artes.

 

Em Destaque. Foi inaugurada no último domingo, 26, a Central do Carnaval 2020 de Macapá, um pontapé inicial para a maior festa popular do país. O espaço nasce com uma proposta criativa e inovadora.
No local, os foliões podem escolher a sua programação dentre a variedade de circuitos e também a estrutura como frisas, camarotes, arquibancadas. Lá, a população pode adquirir ingressos e abadás para as programações do desfile das escolas de samba, nos dias 21 e 22 de fevereiro, e para a micareta, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro.
A Central do Carnaval está localizada no primeiro piso do Amapá Garden Shopping, que oferece praticidade e facilidade de acesso a seus clientes, e funcionará de segunda a domingo, das 10h às 22h.

 

 

  
Clics .
Com a presença de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), o aniversário de 29 anos da Justiça do Amapá, ocorrido no sábado (25/01), foi celebrado na ‘’ultima segunda, 27, com a realização de um Culto Ecumênico no Plenário do TJAP.
O momento de reflexão e fé contou as palavras do Padre Rafael Donneschi, da Diocese de Macapá; do Pastor Josué de Almeida, da Igreja Adventista do 7º Dia; e do Vice-Presidente da Federação Espírita do Amapá, Promotor de Justiça Felipe Menezes. O Coral do Tribunal de Justiça designou uma parte de seus integrantes para abrilhantar a cerimônia.

 


Clic.
A expectativa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), é ver a reforma tributária aprovada nas duas Casas ainda no primeiro semestre, com a colaboração do Ministério da Economia.

 

Feira Empreendedora.
Encerrando as atividades da 1ª Semana Municipal pela Visibilidade das Pessoas Trans e em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, a Prefeitura de Macapá promoverá nesta quarta, 29, a Feira Empreendedora LGBT. Será uma vasta programação cultural na Praça Veiga Cabral, tendo como tema “Empreendendo logo existo”.
Serão 35 empreendedores beneficiados pela iniciativa e distribuídos por 15 barracas, por meio das conexões criativas, a partir das 17h, na Praça Veiga Cabral.

Sisu.
Os resultados do Sisu foram liberados no começo da noite desta terça-feira (28). Para ver a classificação é preciso acessar o site do Sisu. É possível verificar os resultados por meio do boletim do candidato ou diretamente nas listas de selecionados para cada curso (https://sisu.mec.gov.br/#/selecionados).
Nesta edição do Sisu estavam em disputa 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas em todo o país.

Festival de samba.
A Concha Acústica do Araxá será o grande palco para a edição 2020 do Festival de Samba-Enredo, que vai escolher a melhor canção entre as 10 agremiações do carnaval amapaense. O evento acontece dia de fevereiro a partir das 17h.
A ordem de apresentação foi definida em sorteio pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap). Durante o festival os jurados vão avaliar os seguintes quesitos: letra, melodia e arranjo.

Rainha do Carnaval.
E as belíssimas concorrentes ao tradicional concurso “Rainha das Rainhas do Carnaval Amapaense”, organizado pelo Trem Desportivo Clube, já foram apresentadas, no último fim de semana. A disputa acontece há 39 anos e é marcada como um dos principais eventos que abrem a folia no Amapá.
Das 18 candidatas, apenas 11 participaram da cerimônia, que ocorreu na sede do Trem, em Macapá.
A escolha da mais bela será em cerimônia no dia 15 de fevereiro.