Ziulana Melo

Social


Prevenção – Durante o período do carnaval, as campanhas de conscientização para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) têm sido intensificadas pela Prefeitura de Macapá. Para as programações desse período, a Secretaria Municipal de Saúde irá distribuir 360 mil preservativos e gel lubrificante nos próximos eventos.
Profissionais de saúde irão atuar nos dois dias de Desfile das Escolas de Samba, programações do Malagueta Folia, Carnaval Beira Rio, Fazendinha Folia, Futebol a Fantasia, blocos de bairros e finalizam com “A Banda” – maior bloco de sujos da Região Norte.
Os profissionais também conversam com diversos públicos levando orientações e alertando sobre a importância de usar preservativos e fazer sexo de forma segura.

 


Flash.
Lindíssima Sandy Gomes arrasando em Sampa, com look assinado por Ruy dos Anjos.

 


Em Destaque.
Senador Randolfe Rodrigues, quando visitava o Bispo de Macapá D. Pedro José Conti, no início da semana, para parabenizá-lo pelo 24o aniversário episcopal.

 


Clic.
Parabéns especial à linda Bárbara Ferreira, pelos 15 anos de idade, festejados logo mais, em grande baile.

 


Close.
As belas e encantadoras Rainhas de Bateria, Nega Vânia (Boêmios do laguinho) e Piedade Lino Videira (Piratas da Batucada).

 


Flash.
Em clic, a belíssima Rainha de batria da maracatu da Favela, Nauva Alencar, que brilhou no ensaio técnico, na última segunda, com modelo exclusivo assinado por Ruy dos Anjos.

 

Capacitação.
Empreendedores que vão comercializar alimentos e bebidas durante o desfile das escolas de samba no Amapá participaram de uma capacitação nesta terça-feira, 18, sobre boas práticas e marketing. A capacitação reuniu 60 trabalhadores na sede do Bloco A Banda, localizado no bairro Laguinho. O evento é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Macapá.

Doação de sangue.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) aderiu à campanha “Doar sangue é doar alegria”, promovida pelo Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) para garantir um estoque necessário durante o período de Carnaval. Segundo o Hemoap, os dias de folia registram queda no número de doações em todos os anos. Mas, o uso de bolsas de sangue aumenta no mesmo período. Então pensando nisso, a campanha iniciou na segunda-feira, 17, e segue até sexta, 21.

Vacinação.
O Dia Nacional de Mobilização contra o Sarampo, realizado no último sábado, 15, movimentou as Unidades Básicas de Saúde que funcionaram até as 17h para a imunização de crianças a partir de 5 anos a jovens de até 19 anos de idade. Compareceram durante esse dia 8.403 pessoas.
Destas, somente 1.856 precisaram receber a dose da vacina. O restante, 6.547 pessoas, já estavam com o esquema de vacinação completo, não necessitando de nova dose.
A campanha, que iniciou dia 10 de fevereiro, segue até 13 de março para as crianças e adolescentes.

Orientação e mobilidade.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência, promoverá de 19 a 21 de fevereiro curso de capacitação em orientação e mobilidade para os funcionários do Centro Especializado em Reabilitação.
O objetivo é proporcionar aos participantes conhecimentos e técnicas básicas de orientação e mobilidade para auxiliar os usuários que têm deficiência visual, proporcionando condições que facilitem a segurança e independência nas atividades.