Cleber Barbosa

Aliança improvável


Foto: Marcelo Loureiro/GEA

A sintonia entre esses 2 políticos se cumprimentando na pista do aeroporto é o fato mais relevante (e surpreendente) dos últimos tempos na atividade pública local. E olha que se engalfinharam nas eleições de 2018, quando disputaram o cargo de governador. Waldez e Davi poderão prolongar parceria até 2022, quando uma só cadeira no Senado estará em disputa. Como acomoda-los, não se sabe.

 

Problema recorrente
Dito à coluna pelo secretário de saúde do estado, Juan Mendes: o pterígio, a popular “carne crescida” dos olhos, é uma doença endêmica no Amapá. Aliás, em todos os lugares no prolongamento da linha imaginária do Equador, devido à exposição ao sol. Há demanda reprimida em relação a isso, daí a formação de um mutirão de cirurgias.

 

Pais internados
Bruno Mineiro vive drama familiar com os pais internados na UTI do HSC, de Covid-19.
O ex prefeito Resende e a esposa Narcisa seguem em recuperação da síndrome respiratória aguda, com uso de respirador, mas na traquéia agora.
Cabe, portanto, um pedido por orações, pela recuperação do casal amigo.

 

Construção civil
Uma parceria econômica entre a construtora Dan Herberty e a amapaense Icon pode ajudar a salvar projetos dos maiores edifícios comerciais em construção na capital. Tendo à frente o engenheiro Daniel Pirajá, responsável recentemente por concluir o novo aeroporto de Macapá, a brasiliense traz um socorro em muito boa hora por aqui.

 

Publicidade dos atos
O engenheiro Glauco Cei, atual presidente da Companhia Docas de Santana (CDSA) retornou de SP com a missão de formatar um evento público, assim que saírem resultados dos estudos da USP sobre novas possibilidades de navegação na Foz do Amazonas.
Sugestão foi do promotor André Luiz Barreto, que acompanhou provas no simulador, na tradicional academia paulistana.

 

Rapidinha

NOME – Pré-candidata a prefeita de Macapá pelo PMN, com o nome político de Doutora Ivna, a médica amapaense reclamou com auxiliares o fato de uma pesquisa de opinião não ter incluído seu nome na consulta ao eleitor. E conseguiu ter o nome colocado na enquete. Ele se destaca também na coordenação de duas unidades Covid.

VOLTA – Além de liberar – mediante controle – o acesso de familiares aos cemitérios da cidade neste Dia dos Pais, a Prefeitura de Macapá retoma na segunda-feira atividades não presenciais na Secretaria de Educação. Aulas seguem remotamente, até que se possa devolver alunos às escolas, seguramente.

QUADRO – Em meio a especulações sobre o economista e estatístistico Teles Jr. sair candidato a prefeito, eis que o calendário eleitoral já o torna inelegível, pois ele não poderá mais se desincompatibilizar do cargo de secretário estadual das Cidades. Onde, aliás, desempenha um grande trabalho e auxilia muito bem prefeitos interioranos, principalmente.

FILME – Ivana Cei (MP/AP), que assina também a produção, celebra a repercussão do documentário “Housing Problems”, dos professores-doutores Peter Lucas, da The New School University, e Bianca Moro, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). .