Cleber Barbosa

Canetada


O novo decreto de proteção à vida e à economia lançado neste início de agosto flexibiliza o retorno das aulas presenciais, de forma gradual, para algumas séries do ensino fundamental e para o terceiro ano do ensino médio. É uma medida que vai gerar benefícios para nossa comunidade escolar, segundo o governador.

 

Negócios

As micro e pequenas empresas têm sido as grandes responsáveis pela recuperação de empregos no Brasil. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados do Caged do Ministério da Economia, os pequenos negócios, nos últimos 12 meses, apresentaram um saldo positivo de 2.094.812, o que significa 71,8% das vagas criadas no país.

 

Números

A coluna apurou junto ao Sebrae que esses úmeros são quase três vezes superior ao das médias e grandes que contrataram, entre julho de 2020 e julho de 2021, 717.029 trabalhadores. Apenas no mês de junho de 2021, as micro ou pequenas empresas apresentaram um total de 871.197 admissões contra 654.801 desligamentos de funcionários.

 

Covid

A Secretaria de Saúde (Semsa) registrou nas últimas 24h, 240 atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vocacionadas aos casos de Covid-19, sendo 164 na UBS Lélio Silva atendimentos, 76 na Marcelo Cândia. Neste período, a rede municipal de Saúde manteve apenas um paciente nas unidades ocacionadas a casos de coronavírus.

 

Judiciário


Novo desembargador Mário Mazurek disse ter o mesmo entusiasmo de quando tomou pósse como juiz, no início da carreira, em 1991. Ele foi empossado para preencher lacuna deixada pela aposentadoria da desembargadora Sueli Pini no Tribunal de Justiça do Amapá, em uma cerimônia bastante concorrida de autoridades e políticos locais, com direito a transmissão em Live para todo o país e outros tribunais.

 

Dia da Cerveja


Para o Dia Internacional da Cerveja, a Booking.com selecionou oito das melhores cidades do mundo para quem gosta de uma gelada, com base em recomendações de viajantes brasileiros na plataforma.

 

AS ÚLTIMAS

INDÚSTRIA – Coube aos docentes e técnicos do SENAI Amapá a missão de mostrar toda a criatividade na hora de apresentar soluções para problemas reais do mundo do trabalho. O tradicional evento Grand Prix SENAI de Inovação fez parte da programação deste ano da Jornada Pedagógica e mobilizou a equipe em torno de um processo interno que precisava de melhoria. Para isso, trabalhando no estilo de imersão, por oito horas consecutivas, os profissionais foram divididos em equipes para desenvolverem modelos de negócios. A ideia de promover o GP dentro da jornada foi para mostrar como a Educação Profissional é colocada em prática, além de fortalecer a cultura da inovação.

COMÉRCIO – Assim como muitos países da América do Sul, da Ásia e da União Europeia, o Brasil terá um selo nacional único para produtos registrados como Indicações Geográficas (IG). Para isso, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável pela concessão do registro das IGs, lança nesta terça-feira (3), uma consulta pública para colher sugestões sobre portaria que vai instituir o Selo Brasileiro de Indicações Geográficas. A iniciativa faz parte do trabalho de estruturação do selo, que está sendo conduzido por um grupo técnico, envolvendo o Sebrae, ministérios da Economia e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o INPI.