Cleber Barbosa

Entrevista


Um dos mais respeitados cientistas políticos do país, em entrevista exclusiva ao Diário do Amapá de domingo. Trata-se do professor João Paulo Vergueiro, da Fundação de Comércio Álvarez Penteado, de São Paulo, que analisa o atual momento do país, sob o olhar das ciências políticas. Simplesmente imperdível!

Unifap
O curso de Letras promove evento alusivo ao Dia Nacional do Surdo. Trata-se do I Setembro da Visibilidade do Surdo, promovido pelo Colegiado do Curso de Letras Libras/Português. Tema: “Empoderamento do povo surdo: democracia, formação e identidade”

Mote
O evento será realizado entre 25 e 29 de setembro, na própria Universidade, contando com ação social à comunidade surda, minicursos, palestras, mesas-redondas e sessões de comunicação de trabalhos acadêmicos.

Educação
Sete equipes formadas por alunos do SESI e do SENAI estão participando da VI Feira de Ciências e Engenharia do Estado. Apresentam projetos inovadores, desenvolvidos ao longo de disciplinas cursadas.

Incentivo
Entre outras premiações, os estudantes concorrem a bolsas de iniciação científica. Empolgados, os jovens expõem as ideias ao público que está prestigiando a programação, que encerra nesta sexta-feira.


A Seicho-No-Ie do Brasil realiza mais um Seminário da Luz no Amapá. Será no dia 30 de setembro, no horário das 14h às 18h30 no Teatro do SESI, com o tema “A Luz da Sabedoria Ilumina a sua Vida!”.

Operação
A Polícia Federal (PF) cumpriu ontem dois mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão no curso da Operação Terras Caídas. A operação ocorre de forma simultânea nas cidade de Macapá (AP) e Porto Velho (RO).

Denúncia
Segundo a PF, o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em forjar a regularização de terras da União. A ação é resultado de trabalho em conjunto com o Ministério Público Federal. De acordo com a investigação criminal, os autores inseriam dados falsos de imóveis rurais pertencentes à União.

Incra
O Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), é administrado pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária, atribuindo-os a particulares. Os envolvidos iniciavam o procedimento de regularização fundiária junto ao Incra, utilizando dados ideologicamente falsos.