Cleber Barbosa

Feira segura


Os organizadores da FESTURIS, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (RS) realizaram diversos eventos testes antes de chancelar os protocolos seguidos na 32ª edição desta tradicional exposição do setor. No próximo domingo a cobertura completa no caderno de Turismo deste Diário traz todos os detalhes.

 

Gramado

Uma delegação com 25 pessoas do Amapá esteve na gelada Serra Gaúcha no fim de semana, para repersentar o estado na feira mais tradicional no Sul do Brasil, a FESTURIS.

A coluna também esteve lá para a cobertura da participação do estado nesta primeira feira presencial após o pico da pandemia do Covid no Brasil.

 

Economia

Faltam menos de dois meses para o fim de 2020. Em pouco tempo e com a crise que se instaurou no mundo, será que ainda é possível se organizar e terminar o ano com as contas em ordem? O livro “Controle seu dinheiro antes que ele te devore” é a opção ideal de leitura para iniciantes na educação financeira, um manual para evitar o descontrole das finanças.

 

Transtornos

Os apagões geram transtornos também a equipamentos de sinalização semafórica da capital.

De acordo com o diretor de Trânsito da Companhia e Transportes de Macapá, Manoel Filho, os equipamentos passam por instabilidade ocasionada pela oscilação na rede de energia que vem ocorrendo na capital.

 

Turismo


O Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, apresentou, nesta terça-feira (10), no Palácio do Planalto, os eixos de atuação e os parâmetros para implementação de programas, projetos e ações para a retomada do turismo, de maneira segura e responsável.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, esteve presente na cerimônia. Na ocasião, foi lançada uma campanha nacional para a retomada das viagens pelo Brasil.

 

Literatura virtual


A pandemia não deixou que o país tivesse boa feiras de livros. Então, o jeito é apostar no formato online. E não é que está dando certo? Que o diga A.T. Sergio é um escritor pernambucano, romancista, que tem obras a venda.

 

Rapidinhas

AEROPORTO – A Infraero também está apoiando as ações dos governos federal e estadual no apoio à população enquanto a concessionária trabalha para restabelecer o fornecimento de energia no Estado. O aeroporto funciona, com chegadas e partidas ocorrendo com uso de geradores próprios.

APOIO – A empresa criou um gabinete de crise e mobilizou toda a equipe do Aeroporto Internacional de Macapá para garantir a fluidez das operações aéreas. Com o trabalho conjunto das Forças Armadas e da Defesa Civil, a Infraero está prestando apoio no recebimento de materiais e equipamentos.

AVIAÇÃO – Por iniciativa própria, voluntários da Azul que trabalham no aeroporto de Belém iniciaram uma campanha nas redes sociais para arrecadar água e alimentos não perecíveis para o Amapá. Afetado pela falta de energia elétrica há uma semana, o estado sofre com a falta de itens básicos do dia a dia.

SOLIDARIEDADE – A mobilização dos Tripulantes da Azul que começou no fim da semana já alcançou 22 toneladas de mantimentos. A primeira parte do montante arrecado foi transportada gratuitamente pela Azul Cargo, em um voo que decolou na madrugada de domingo, dia 08.