Cleber Barbosa

Inclusão


Como deputada estadual, a primeira-dama Marília Góes (PDT) é autora de proposituras para combater a pobreza menstrual, como os requerimentos direcionados também à secretaria de Estado da Educação (Seed), para que inclua o absorvente higiênico como item da cesta básica do Programa Kit Merenda em Casa.

 

Fiscalização

A atuante promotora de justiça Andrea Guedes comandou uma reunião para tratar sobre as fiscalizações do Ministério Público do Amapá em conjunto com as Forças de Segurança e representantes da Prefeitura de Macapá e das Vigilâncias Sanitárias do Município, no combate à propagação do Covid-19. Pela PMM, escalado foi o secretário Rafael Teixeira (SEMHOU).

 

Contraponto

Durante o encontro, representantes dos trabalhadores do setor da noite colocaram suas posições e criticaram algumas abordagens realizadas durante as fiscalizações por parte de alguns integrantes da Prefeitura, deram sugestões e pediram mais discrição ao adentram nos estabelecimentos como forma de não intimidar os clientes.

 

Capacitação

Empreendedorismo é o tema do seminário online que o Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV) promove na próxima quarta-feira, 28. O módulo abre às 10h com uma apresentação do gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Enio Duarte Pinto, sobre os negócios na nova economia, composição de valor e consumidor.

 

Racismo


Adolescentes pretas têm três vezes mais riscos de sofrerem múltiplas violências. É o que diz o primeiro estudo sobre o tema no Brasil, que identificou ainda essas violências múltiplas contra meninas e adolescentes, no ambiente escolar. Para o Instituto Patrícia Galvão, elas apresentam desigualdades raciai, como o acúmulo de diferentes violências é maior entre as pretas.

 

Por mais informação


Direitos das pessoas com epilepsia debate o preconceito. Isso compete com necessidade de políticas públicas, pois o estigma dificulta acesso até às questões básicas garantidas na constituição a quem tem a doença

 

AS ÚLTIMAS

VACINAS – O Amapá recebeu nesta quinta-feira, 22, uma nova remessa de vacinas contra a Covid 19. Trata-se de um lote contendo 26.910 doses da Pfizer. Com esta remessa 54.110 doses foram recebidas pelo estado nos últimos três dias.
O novo lote será juntado com os outros lotes que chegaram nesta semana ao Amapá, que foram 20.200 doses da AstraZeneca e 7.000 doses da Coronavac. A distribuição aos municípios começa ainda nesta quinta-feira, 22. A SVS é o órgão responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição das vacinas, e já preparou uma ação junto aos órgãos de segurança para a distribuição das vacinas nos 16 municípios.

POSIÇÃO – O governo do Amapá manifestou-se por meio de nota dizendo apoiar qualquer investigação que seja realizada para apurar e esclarecer eventuais desvios de conduta de servidores públicos, e no âmbito da operação “Anestesia” abriu os devidos procedimentos administrativos que já culminaram com a exoneração de três servidores arrolados nas questões em análise pela autoridade policial.
Em face das investigações, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) foi instada pelo Controle Interno e procedeu a revisão de todos os fluxos decorrentes do processo de dispensação de medicamentos,reforçando os mecanismos de proteção e bom uso dos insumos públicos.