Cleber Barbosa

Jornalismo


O colunista participou ontem do 1º Simpósio de Comunicação Social realizado pelo Centro de Comunicação Social da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, em Macapá. Foi uma manhã de troca de experiências entre as assessorias de imprensa e profissionais de redação. O Exército Brasileiro também mostrou como está “conectado”.

Turismo
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou ontem (29), no auditório do Museu Sacaca, em Macapá, a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo (Fetur) 2019. Foi a primeira edição do encontro com a presença da nova secretária Rosa Abdon.

Caminho
As instituições e entidades ligadas ao trade turístico debateram pautas prioritárias para o segmento, relacionadas à elaboração de projetos, captação de recursos e a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.

Recursos
De acordo com dados da Embratur, o Brasil recebeu 6,6 milhões de turistas estrangeiros em 2017. O MTur incentiva a regionalização, para que os municípios que possuem potencial turístico possam captar recursos.

Educação
Uma pesquisa mostra que uso de vídeos reduz a evasão de alunos. O estudo do Canvas revelou que cursos com vídeos tiveram taxas de desistência menores que os que não apresentavam este tipo de recurso.

Vídeos
Esse resultado mostra que por trás da conexão do uso de vídeos, o meio de instrução pode de fato impactar nos resultados do aluno e que classes maiores possam usar vídeo para compensar sua natureza impessoal.

Supremo
STF proibiue que mulheres grávidas e lactantes trabalhem em local insalubre. A norma vigente permitia que trabalhadoras grávidas e lactantes fossem expostas à insalubridade, e o afastamento só poderia ocorrer depois de a mulher “apresentar atestado de saúde, emitido por médico de confiança”.

Ditames
No início deste mês, o ministro Alexandre de Moraes, relator, suspendeu a norma por liminar. Agora, o plenário do Supremo, por dez votos a um, estabeleceu que a regra é inconstitucional de forma definitiva. Para o ministro, a regra fere a Constituição, que prevê proteção à maternidade e à dignidade humana.

Maioria
Dos 11 ministros do Supremo, Marco Aurélio Mello foi o único decano que votou contra o entendimento do relator. Em seu voto, Marco Aurélio afirmou que é pai de três filhas e que duas delas foram gestantes e lactantes. Para ele, esses direitos são “irrenunciáveis”.