Cleber Barbosa

Maturidade


Sem eleição em Macapá as atenções se voltaram no domingo para a disputa no segundo maior colégio eleitoral do Amapá, o município de Santana, que passará a ser governado pelo médico e ex senador Sebastião Rocha, o Bala, do PP. Ele já prega desmontar os palanques e reunir forças em prol da administração da cidade.

 

Retomada

Uma reunião do Sebrae, na noite desta segunda-feira, poderá representar um novo olhar para o setor do turismo no Amapá. Todo o chamado Trade Turístico foi convidado, e olha que estamos falando de uma cadeia produtiva com mais de 50 atividades econômicas. Uma força de trabalho que pode ajudar muito o Amapá a crescer e se desenvolver. E com ajuda às comunidades locais, claro.

 

Um mote

Ainda sobre o turismo, é quase lugar comum se dizer que é a “indústria sem chaminé”, mas ainda muito válido lembrar disso, especialmente após o pico da pandemia que praticamente paralisou o setor. Mas nas dificuldades surgem novas oportunidades, já disse algum sábio. Então o Amapá tem tudo para se descobrir como destino turístico.

 

Reforço

Em meio ao combate à Covid-19, autoridades da saúde estadual anunciam novas frentes de ação em outras especialidades médicas, como as cirurgias ortopédicas. Governo intensifica cirurgias no HE e reduz lista de espera. Em uma semana foram realizados 75 procedimentos, sendo 58 eletivos e 17 de urgência em pacientes que aguardavam internados na unidade.

 

Públicos


Ainda sobre o tema saúde, a coluna apurou que a equipe do Hospital de Emergência recebeu reforço profissional. Ao todo, foram mobilizados mais de 20 profissionais por turno entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de limpeza em uma operação conjunta que utilizou pelo menos duas das três salas do Centro Cirúrgico do hospital.
Também aconteceram cirurgias de pequeno, médio e grande porte.

 

Eleições seguras


A Segurança Pública utilizou um efetivo com mais de 900 agentes em pleito eleitoral no Amapá. Somente nos locais de votação o Estado empregou 505 militares nos 15 municípios onde houve eleição, além do apoio do GTA.

 

Rapidinhas

PANDEMIA – Macapá tem 21.210 casos positivos de Covid, 544 óbitos e 63 seguem em investigação epidemiológica. Os dados foram atualizados na sexta-feira, 13. O município tem 19.830 casos descartados, 18.651 pessoas recuperadas e 1.288 exames aguardam análise laboratorial de suspeitos.

NÚMEROS – A Vigilância Epidemiológica encerrou a investigação de mais 2 óbitos, ocorridos em maio: uma mulher de 90 anos, dia 11.05.20, no Hospital Central de Macapá, tinha como comorbidade hipertensão arterial sistêmica; e um homem de 56 anos, em 22.05.20, tinha como comorbidade diabetes.

MERCADO – Desde a escolha do local para sua empresa, até a embalagem dos produtos, cuidando de detalhes como; a melhor compra de mercadoria, logística, custo de produção, lucro, enfim, cada detalhe é importante na constituição do seu negócio, mas atenção, é fundamental o planejamento estratégico.

CONSULTORIA – Essas e outras importantes orientações estão no artigo “O olhar estratégico para o negócio é essencial para decolar”, assinado pela especialista Conceiyção Montserrat, que é CEO da Montserrat Consultoria. O conteúdo está disponível no Blog CleberBarbosa.Net.