Cleber Barbosa

Natureza


Aspecto da visita feita no domingo à reserva natural REVECOM, no bairro de Vila Amazonas, em Santana, por representantes da Associação Comercial e do CDL Jovem do município. A ideia é buscar sensibilizar os diversos setores da sociedade para não deixar aquele projeto parar por falta de recursos.

Cultura
Estudar inglês na infância estimula o desenvolvimento e aumenta as chances profissionais. Sim, incluir o ensino de um segundo idioma é opção para os pais que buscam investir na educação de seus filhos, capacitando-os para um futuro promissor.

Números
Um levantamento do Conselho Britânico revelou que apenas 1% dos brasileiros é verdadeiramente fluente em inglês e outros 4% se relacionam com a língua em vários estágios inferiores ao da fluência plena.

Suframa
A alta administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus cumpre agenda de trabalho no Amapá desde ontem, contando com a realização de reuniões e visitas técnicas no Estado.

Diálogos
Acontecem encontros com servidores da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS), com representantes do Sebrae-AP, da Associação Comercial e Industrial e, claro, com o Governo do Estado.

Imprensa
Ontem, na abertura da agenda institucional no Amapá, o novo superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, concedeu entrevista coletiva em Macapá, segunda maior arrecadação da Suframa na Amazônia.

Cultura
PMM lança dia 23 na Veiga Cabral, o livro “Então foi assim? – Os bastidores da criação musical brasileira – compositores do Amapá”, do autor Ruy Godinho. A obra faz um panorama dos sentimentos, emoções e situações vivenciadas pelos autores e compositores da melhor música amapaense.

Literatura
O livro retrata, especificamente, obras amapaenses; sistematiza a história das músicas regionais, por intermédio de relatos sobre as origens de obras de diferentes autores, diversos gêneros, variadas épocas e movimentos da música amapaense, como os Ladrões do Marabaixo, que tem suas origens na colonização.

Artistas
Mas inclui o surgimento do grupo Os Mocambos (1948), o Grupo Pilão (1975), o Movimento Costa Norte (1989); a criação do grupo Senzalas; e a fase atual da música amapaense, que seguiu pelo Brasil por intermédio de artistas como Patrícia Bastos, Brenda Melo, João Amorim e outros.