Cleber Barbosa

Navegação


Olha aí a maquete eletrônica utilizada nos testes operacionais das manobras de simulador da Universidade de São Paulo. Em primeiro plano, a visão do passadiço de comando de um navio New Panamax e ao fundo os terminais graneleiros e de combustíveis que deverão ter as obras iniciadas no próximo ano, em Santana (AP).

 

Progresso
Durante cerimônia em que escolheu a empresa que será responsável por levar energia elétrica para áreas remotas da Amazônia Legal, como o Amapá, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “coisas do mundo civilizado chegarão à região Norte” do Brasil.

 

Energia
Bolsonaro referia-se ao Programa Mais Luz, que vai levar energia renovável e internet para 300 mil pessoas que vivem em áreas remotas da Amazônia Legal. O programa foi criado por decreto em fevereiro deste ano.

 

Pará
Jornalista amapaense José Menezes, que passa férias no Pará, revela à coluna que chama a atenção o movimento por lá com a conclusão da BR 163, especialmente o transporte de cargas, dentre elas grãos.

 

Amor
O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, não titubeia em apontar dentre alguns nomes de sua equipe de gestão, alguns com perfil para sucede-lo, como o engenheiro Glauco Cei, atual presidente das Docas.

 

“Eu não”
Procurado pela coluna a respeito, o grandalhão Glauco desconversa inicialmente, apontando ter um compromisso familiar em não entrar para a política partidária enquanto a esposa estiver na ativa, no MP-AP.

 

Cidade
A Prefeitura de Macapá fará a apresentação das novas delimitações de bairros da capital nesta quinta-feira, a partir das 18h, com transmissão ao vivo, por meio da página da PMM no Facebook. Macapá conta com apenas 28 bairros devidamente legalizados, o que não condiz com a realidade.

 

Logística
O Congresso Nacional tem uma deputada que preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Portos do Norte, colegiado que vem dialogando para fortalecer o setor. Trata-se de Leda Sadala (AVANTE), que foi à São Paulo acompanhar os testes na USP para definição do novo calado operacional da Barra Norte do Rio Amazonas.

 

Marinha
Durante a agenda de eventos em Sampa para discutir a nova plataforma logística de Santana, uma presença chamou atenção, o novo titular da Capitania dos Portos do Amapá, o capitão de fragata Kaysel Costa Ribeiro assume o cargo em setembro, no lugar do também capitão Carlos Augusto de Souza Júnior.