Cleber Barbosa

Nosso açaí


Açaí foi tema da palestra de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Embrapa Amapá. Na verdade curiosidades em 360 graus sobre o açaí, desde o nome da planta, trajetória de consumo entre os povos da Amazônia, aspectos econômicos e as tecnologias para dar impulso à produção sustentável.

 

Apagão

Os aplicativos de reses sociais WhatsApp, Facebook e Instagram saíram do ar ontem (04) globalmente desde por volta de meio-dia (de Brasília), sem nenhuma previsão de retorno. Ninguém conseguia enviar mensagens no WhatsApp ou carregar novos posts no Instagram e Facebook, causandp enormes transtornos a usuários.

 

Justiça

O juiz federal Leonardo Hernandes, embora de fala mansa, cordato e diplomático, tem em seu escaninho processos ruidosos envolvendo gente e empresas importantes no Amapá. Mas nos últimos dias se especula sobre eventual despacho (ou sentença) que o magistrado possa proferir em relação ao apagão de energia que o estado viveu no ano passado.

 

Competição

A retomada da educação inclui também competições. Alunos/atletas de escolas públicas e privadas que representarão o Amapá nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) de 12 a 14 anos. O maior evento esportivo estudantil da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), será no período de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro.

 

Entrevista


Tem valiosas dicas de um especialista no mundo corporativo. Trata-se do professor Renato Halt, cofundador da b2finance, explica em detalhes para o Blog do Cleber Barbosa a importância desse tipo de investimento e seus benefícios para as empresas e o mundo corporativo de maneira geral. Presente no mercado há mais de 27 anos, a b2finance é uma empresa do canal SAP, representando a horizontal de BPO dentro da SAP no ERP SAP Business One.

 

Na estrada e na água


Amigos de longa data, o superintendente do Sebrae Waldeir Ribeiro e o vice governador Jaime Nunes, visitando os municípios do Vale do Jari, quando se encontraram com importantes lideranças políticas e empresariais.

 

AS ÚLTIMAS

NATUREZA – As abelhas são elementos naturais imprescindíveis para a reprodução da vida, isso porque elas ajudam na manutenção do equilíbrio do planeta. O Bioparque da Amazônia possui em seu meliponário aproximadamente 200 mil abelhas sem ferrão, fundamentais na polinização das plantas cultivadas e na preservação da biodiversidade no local. A coluna apurou junto à Prefeitura de Macapá que no Bioparque são manejadas 3 espécies de abelhas sem ferrão, sendo elas Melipona compressipes, M. fulva e M. paraensis, distribuídas em 130 colmeias no meliponário. Elas estão adaptadas aos ecossistemas presentes no local, vivendo livres na natureza.

VACINAS – O Governo do Estado contabiliza ter recebido do Ministério da Saúde, no começo da tarde deste sábado, 2, um novo lote de vacinas contra a Covid-19. São 10.530 novas doses do imunizante da Pfizer que entraram diretamente no combate à pandemia no Amapá. Emtodo o estado, a população vacinável é de 569.316 pessoas.
A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) informu que armazenou este lote e prevê a distribuição para esta semana a todos os municípios.
O Governo do Amapá já distribuiu 994.462 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 661.181 doses.