Cleber Barbosa

Nova chance


Reunimos um time de especialistas na quinta (24) em uma Live do nosso Blog para debater o tema “A retomada do turismo”. Os turismólogos Sandro Bello e Nira Brito, o agente de viagem Elenilton Marques e o guia de turismo Claudomir Fagundes passaram a limpo a cadeira produtiva do setor e esclareceram a audiência.

 

Nova baixa

A atividade mineral no Distrito do Lourenço, em Calçoene (AP) sofreu um novo revés, com um desabamento de barreira que teria deixado trabalhadores desaparecidos. Isso acontece exatamente quando o setor ensaia uma retomada, o que é triste.

A expectativa é organizar em definitivo essa atividade e produzir de modo sustentável.

 

Deu praia

A rodovia Perimetral Norte (BR 210) finalmente dá sinais de trafegabilidade no trecho entre Porto Grande e Serra do Navio, exatamente onde não há asfalto. Operários e máquinas contratadas pelo DNIT dão um trato da via toda vez que para de chover.

Bom mesmo era que fosse anunciada a construção da pavimentação.

 

No Iapen

Presidente do Tjap, João Lages pilota nesta sexta-feira reunião da Vara de Execuções Penais com os familiares dos internos do Instituto de Administração Penitenciária. Os familiares reivindicam a reabertura das visitas, justificando que não ocorre há meses.

Desde quando se iniciou a pandemia o contato entre familiares e presos foi restrito.

 

Os clubes


Depois de ensaiar uma recuperação tocada por abnegados de uma Ong criada por voluntários da Serra do Navio, as antigas piscinas que foram um modelo do Amapá próspero do passado industrial em Serra do Navio, tudo volta a estaca zero. É preciso que se faça algo pelo lugar, especialmente para o processo de retomada econômica que o país e o Amapá tanto necessitam após a pandemia do Covid-19.

 

Pela Amazônia


O governador Waldez coordena dia 29, em Macapá, encontro setorial de cadeias produtivas durante 21º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Síntese das ações será apresentada aos gestores.

 

Rapidinhas

ECONOMIA – O presidente da Fecomércio, Eliezir Viterbino, participou da Live de quarta-feira do nosso Blog. “Preços&Supermercados” foi o tema da entrevista, após votação dos internautas em enquete.

AGENDAS – O Painel do Norte Export debaterá as necessidades e demandas dos terminais portuários da região nos dias 28 e 29 de setembro, no Sebrae de Macapá.

INTERNET – Para fechar sobre esse evento, a coluna apurou ainda que os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta se inscrever em ww.forumbrasilexport.com.br e aguardar a confirmação pelo mail.

TREM – O economista Joselito Abrantes, vice na Agência Amapá de Desenvolvimento Econômico, quer a volta da ferrovia para as operações.

PORTOS – Os terminais portuários localizados na região Norte são estratégicos para expandir a rede de escoamento de produtos para exportação do Brasil, já que aproximam portos e produtores, e, com isso, incentivam a economia.