Cleber Barbosa

Pesquisas


A pesquisadora da Embrapa Valeria Saldanha Bezerra, apresenta dados dos estudos sobre o manejo antecipado de plantas daninhas em Sistema Plantio Direto no cerrado amapaense e o potencial oleífero e ponto de colheita de inajá. Tem como co-autora a pesquisadora Ana Elisa Montagner.

 

Pressão

As unidades básicas de saúde registraram nas últimas 24 horas do platão de quinta para sexta, 861 atendimentos de consultas a pacientes com sintomas da síndrome respiratória. Nesse período, foram prescritas 784 receitas e realizados 99 testes rápidos, sendo 20 positivos. Os dados são das UBS’s Lélio Silva, Álvaro Corrêa e Unidade Básica Santa Inês.

 

Capital

O MP Eleitoral expediu Recomendação para que os partidos políticos, coligações e candidatos a cargos eletivos observem e acatem as medidas sanitárias determinadas pelo Decreto Municipal nº 3.388/2020-PMM, que visa prevenir a transmissão do novo coronavírus (Covid-19), durante o período da campanha eleitoral, no âmbito do município de Macapá.

 

Interior

A Promotoria Eleitoral da 8ª Zona Eleitoral, em Tartarugalzinho, ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra o atual prefeito do Município e candidato a reeleição, Rildo Oliveira.

O Ministério Público apurou que o gestor municipal aumentou em aproximadamente 50% as despesas com pessoal.

 

Mediador


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se colocou à disposição do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), na sexta-feira (23) para ajudar a resolver o que chamou de “entrevero”

O caso tem a ver com o envolvimento na potencial vacina da chinesa Sinovac, envolta em polêmica, mas que está sendo testada e deverá ser produzida pelo Instituto Butantan, do governo paulista.

 

Autora local


Ana Elisa Alvim Dias Montagner teve duas publicações técnico-científicas lançadas pela Embrapa Amapá na sexta-feira, em formato de webinars, durante o XII Café com Ciência Online, da Embrapa/AP.

 

Rapidinhas

AGRO – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), compareceu à cerimônia de assinatura da Portaria que atualiza a Norma Regulamentadora (NR) 31, sobre segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura.

UNIDADE – O a nova normatização alcançou 100% de consenso e aprovação entre as bancadas de representantes do Governo, dos trabalhadores e dos empregadores no âmbito da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), da qual a CNA faz parte. Rudy Ferraz, da Assessoria Jurídica da CNA esteve lá.

NÚMEROS – A UBS Lélio Silva contabilizou 274 pacientes e 290 de kits de medicamentos e 38 exames de sorologia. Álvaro Corrêa, na zona norte, atendeu 227 pessoas, sendo que 204 receberam a prescrição para o início do tratamento e saíram do local com kits de medicamentos e realizados 40 RT/PCR.

TRATAMENTO – Na unidade do Santa Inês, 360 pessoas procuraram médico com sintomas da síndrome gripal e houve a distribuição de 290 kits de medicamentos, 97 exames de sorologia e 116 de RT-PCR. Em todas as unidades de referência, pacientes com prescrição receberam kits de prevenção.