Cleber Barbosa

Reforço na Corte


Ato de posse do desembargador Adão Carvalho, o mais novo integrante do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, o TJAP.
O magistrado foi escolhido para o desembargo pelo critério de merecimento, em Sessão Administrativa Extraordinária ocorrida nesta sexta-feira, 27

 

Destaque

A justiça do Amapá acaba de conseguir mais uma conquista, ao vencer o Prêmio CNJ de Qualidade, na categoria Ouro, figurando agora na 8ª posição do ranking dos melhores Tribunais de Justiça de todo o país. Dentre os critérios a serem considerados, a celeridade no atendimento ao jurisdicionado, como são chamados tecnicamente o público em geral.

 

Listagem

Se ficou curioso sobre esse ranking dentre os tribunais de justiça do país, olha aí quem está na frente do Amapá: em 1º Roraima (Diamante), 2º é Distrito Federal e Territórios (Diamante), 3º é Rondônia (Diamante); 4º Paraná (Ouro), 5º Sergipe (Ouro), 6º é Amazonas (Ouro) e em 7º o Amapá (Ouro). Em 11º está Rio Grande do Sul (Prata) e em último o Piauí (sem prêmio).

 

Mineração

Depois de passar três semanas tendo o Amapá como causa de sua enxaqueca, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o governo federal vai promover agora uma agenda especial que permitirá destravar e desenvolver a mineração, o que, segundo ele, vai impulsionar o crescimento do país. Tomara que ainda lembre do Amapá.

 

O campo


A educação profissionalizante comum nos órgãos do Sistema S, como SENAI e SESI, também tem um primo para o setor rural, digamos assim. Trata-se do SENAR, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que está completando 10 anos em 2020 com mais de um milhão de matrículas, só com a chamada EAD, a Educação a Distância. Apenas este ano, a instituição promoveu 158,9 mil alunos em 81 cursos.

 

Novo desafio


O desembargador Rommel Araújo já tem destino para quando fechar o ciclo à frente da Justiça Eleitoral. Será o novo presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, cuja eleição está marcada para março de 2021.

 

Rapidinhas

BAIXA – Guilherme Boulos (PSOL) testou positivo para Covid-19. O resultado saiu no dia em que aconteceria o debate final do segundo turno, na TV Globo. Ele pediu para que o embate com Bruno Covas (PSDB) fosse feito de forma virtual, mas a emissora optou pelo cancelamento do debate.

CONTÁGIO – Segundo a assessoria de imprensa de Boulos, ele está assintomático e cumprirá isolamento social em casa. A suspeita é de que ele tenha se contaminado na última segunda-feira, quando teve contato com a deputada Sâmia Bonfim (PSOL), que, posteriormente ao encontro, testou positivo.

NÚMEROS – Por aqui, Macapá tem 23.111 casos, 573 óbitos confirmados e 64 em investigação epidemiológica. Os dados foram atualizados dia 27. O município tem agora 20.978 casos descartados, 18.807 pessoas recuperadas e 4.046 exames aguardam análise laboratorial de pacientes suspeitos.

PERDAS – A Vigilância Epidemiológica encerrou a investigação de mais 3 óbitos, ocorridos em novembro, sendo um nas últimas 24 horas: um homem de 70 anos, dia 26.11.20, no Hospital Universitário, tendo como comorbidade insuficiência renal crônica. Os outros dois óbitos 86 e 43 anos.