Cleber Barbosa

Retomada


Neste domingo é o Dia Mundial do Turismo, como também Dia do Turismólogo, então mais uma oportunidade para reverenciar e valorizar os profissionais, acadêmicos ou não, mas abnegados acima de tudo nessa atividade que lida com a realização de sonhos.

A sociedade, penhoradamente, agradece.

 

Mais rigor

O juiz eleitoral Marconi Pimenta está de volta à cena política, digamos assim, ao anunciar que a campanha que vai às ruas (ou às redes) nesta segunda-feira não poderá se aventurar em fraudar ou driblar os órgãos de controle como o TRE, o MP e PF.

As falsas denúncias contra adversários, serão devidamente apuradas e responsabilizadas.

 

Fiscalização

O juiz tem razão de fazer tamanha manifestação. O negócio de plantar o que os mais antigos chamam de ‘diabinhos’ sobre os adversários durante a campanha além de levar a justiça a perder tempo, meios e dinheiro, é considerado crime eleitoral.

Então vem aí um pacote tecnológico e uma frente de ação para coibir essa prática.

 

Mais cautela

Ainda na área do direito, o presidente da OAB, Auriney Brito, pediu mais cuidado à mídia e, principalmente aos usuários das redes sociais sobre a difusão de conteúdos tratados como possíveis crimes, para se evitar linchamentos públicos de reputações.

Citou até o caso da pedagoga negra que aparece em caso de violência policial.

 

Lenda urbana


Uma das grandes lideranças do setor da Praticagem no Amapá, comandante Adonis Santos foi ao rádio no sábado falar sobre a expectativa para o Norte Export, que acontece em Macapá dias 28 e 29 agora. Aproveitou para dizer ser “lenda urbana” que temos a mais cara praticagem do país. É exatamente o contrário, disse ele, em que pese ser a maior zona de praticagem do mundo em extensão e jurisdição.

 

Osmar, na rede


O cantor Osmar Júnior concedeu uma maravilhosa entrevista no rádio no fim de semana sobre seus projetos para o pós pandemia, que incluem lançar dois livros com o “proibidão”. Está no YouTube do Conexão Brasília.

 

Rapidinhas

BRONCA – A filha e o genro de Celso Russomanno, estão sendo acusados da prática descrita nas ações como um “esquema da pirâmide”. O jornalista concorre a prefeito e sempre defendeu o consumidor.

MINERAÇÃO – O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas na região do garimpo do Lourenço, no município de Calçoene, onde desmoronamento de um barranco que deixou três trabalhadores mortos esta semana.

COLETIVO – Segundo o coronel Wagner Coelho, que foi até o local no helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), todas as pessoas que estavam desaparecidas foram encontradas.

TURISMO – O Equinócio da Primavera liberou mesmo que remotamente o espaço do Monumento Marco Zero, que estava fechado desde o início da pandemia de covid-19.

ATRAÇÃO – O fenômeno serviu para além das pessoas poderem observar o fenômeno que ocorre duas vezes ao ano.

TROFÉUS – O clube campeão amapaense receberá o Troféu Wilson Pontes de Sena, um lindo tributo ao presidente de honra da Federação de Futebol, a FAF.

MEMÓRIA – O vice campeão do Amapazão receberá o Troféu Osmar Ribeiro de Oliveira, em homenagem ao histórico presidente e conselheiro nato do Amapá Clube.