Heraldo Almeida

Amadeu Cavalcante: a voz do cancioneiro amazônico


Sem dúvida nenhuma esse artista tucuju tem uma das vozes mais privilegiadas do cancioneiro brasileiro e a mais marcante da Amazônia. Amadeu Cavalcante é filho do Amapá, nascido na capital Macapá, em 2 de setembro de 1961 e iniciou sua carreira profissional cantando nos bares de Macapá na década de 1980.
Em 1989, lançou o primeiro disco da carreira, o LP Sentinela Nortente, em parceria com o também cantor e compositor amapaense Osmar Júnior, que compôs todas as canções. Em 1991, lançou o segundo disco, Estrela do Cabo Norte, gravado no Rio de Janeiro.
Em 1996, foi a vez de Tarumã, que traz na capa a pintura do artista plástico amapaense Da Gama, retratando a lenda folclórica do rio Calçoene (município amapaense), retrata na canção que dá nome ao disco. O CD foi gravado (MM Studio) e masterizado no Rio de Janeiro.
A partir de abril de 1997, Amadeu Cavalcante passa a integrar o Quarteto Senzalas, junto com os músicos Zé Miguel, Val Milhomem e Joãozinho Gomes, lançando o CD Dança das Senzalas, em 1999, e realizando apresentações ao vivo nos palcos brasileiros por meio do Projeto Pixinguinha e na Europa. Mais tarde Zé Miguel deixou o Senzalas.
Com o grupo Senzalas Amadeu Cavalcante participou da gravação dos CD’s: Dança das Senzalas (com Zé Miguel, Val Milhomem e Joãozinho Gomes (1999); Tambores do Meio do Mundo (Senzalas – 2010).
O artista também gravou o disco (CD) Amadeu Cavalcante Em Família (2011), com a esposa Rosane Rodrigues e as três filhas, Loren Cavalcante, Anne Cavalcante e Hanna Cavalcante. Em dezembro de 2014 gravou seu último CD solo “Equinócio”. O mestre da voz da música da Amazônia anuncia que em breve tem novidade pra lançar.

 

 

BAIXA-MAR: Quando o nível da águas do mar atinge o seu nível mais baixo chama-se baixa-mar (maré baixa ou maré vazia) e quando está no seu nível mais alto chama-se preia-mar (maré alta ou cheia). Em geral, verificam-se duas marés altas e duas marés baixas a cada vinte e quatro horas.

 

Tudo era tão triste
Antes de você chegar
Alguma coisa esperava
Muito antes de te conhecer
Banda Mano Roots

 

Lançamento
Nesta quinta (18), tem lançamento do CD ‘Batuqueiros’, do cantor e compositor amapaense, Paulinho Bastos, com transmissão pelo Facebook, na página bacabeiraaudiovisual, a partir das 20h.

 

Enredo
O enredo da Beija-Flor para o carnaval 2022 é ‘Empretecer o Pensamento é Ouvir a Voz da Beija-Flor’. O samba enredo é de autoria de J. Velloso, Léo do Piso, Beto Nega, Júlio Assis, Manolo e Diogo Rosa.

 

Agenda
A agenda desta quinta (18), da programação do Encontro dos Tambores, no Centro de Cultura Negra – Laguinho, marca uma noite especial com o show Tambores do candomblé, a partir das 19h.

 

‘Kalamazoo’
Título da música do maestro Manoel Cordeiro, que está no repertório do seu 2º disco ‘Guitar Hero Brasil’. Vale a pena ouvir os ritmos dançantes desse belo projeto.

 

Encerramento
Fumcult anuncia encerramento, nesta quinta (18), dos três Editais lançados no dia 30 de outubro: Novos Talentos, Arte Presente e Manutenção dos Espaços Culturais do Município de Macapá. Todos oriundos da Lei Aldir Blanc. www.fumcult.ap.gov.br.

 

Festival
O festivaleiro com alma de cantador, Chermont Júnior, vai participar do 1º Festival de Música de Altamira (PA), representando a música amapaense. Boa sorte.

 

Fest Natal
Dias 4 e 5 de dezembro vai acontecer o Fest Natal, no Santuário de Fátima – bairro Santa Rita, a partir das 17h. Haverá shows artísticos, venda de iguarias, venda de artigos religiosos e outras atrações.