Heraldo Almeida

Amapá conquista melhor música e intérprete em Festival Nacional


a cantora amapaense Ariel Moura conquistou o 1º lugar no 15º Festival da Música Brasileira do Patrimônio Cultural de Paracatu (MG), na edição especial on-line, ocorrido no último sábado (12), com a música ‘Claríssima Nudez’, de composição de Ademir Pedrosa e Cássio Pontes. Ariel também foi premiada como melhor intérprete.

O Festival de Música de Paracatu é um dos mais conceituados do país. Dele já participaram artistas, músicos e cantores consagrados [de todo o Brasil] com temáticas diversas e com fino trato na produção e interpretação de cada canção apresentada. Um excelente cenário de valorização das boas composições musicais que o país produz.

Esse ano, excepcionalmente, o Festival aconteceu de forma diferente, através de uma live pelas redes sociais, por causa da pandemia do novo coronavírus. Milhares de pessoas, em todo o mundo, puderam assistir – de casa – ao espetáculo musical.

É mais uma conquista para a música tucuju que a cada exibição fora do estado vai conquistando o seu espaço no cenário nacional. Ariel Moura nasceu no município de Santana, distante 17 quilômetros da capital, Macapá. Além de cantora, Ariel é compositora e atriz.

Canta desde a adolescência e iniciou sua carreira profissional em 2015. Ela se diz influenciada pelo Soul, Jazz, Pop e a Música Popular Brasileira (MPB). Traz em sua trajetória musical muitas conquistas e honrarias. Já se apresentou em bares, casas de shows e restaurantes. Em 2013, participou do programa The Voice Brasil, da TV Globo. Ariel já firmou várias parcerias com artistas locais, nacionais e internacionais. Apresentou-se pela primeira vez no Teatro das Bacabeiras, em 2015. Ela também participou do show ‘A Liga’ com consagrados nomes da música amapaense. Seu primeiro show solo profissional foi o ‘Gold’, sob direção de Dilean Momper. Participou do 7º Festival Amapá Jazz Festival. Em 2016 atuou em um espetáculo teatral infantil da Cia Viva Teatro, fez show com voz e violão em diversas casas de espetáculos. Em 2017, realizou o show ‘Norteia’, ao lado dos consagrados Osmar Júnior e Zé Miguel. Iniciou o ano de 2018 participando do projeto ‘Pequenas Delicadezas’, em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e seguiu a carreira em vários projetos dentro e fora do Brasil.

É a segunda vez que Ariel Moura participa do Festival da Música Brasileira do Patrimônio Cultural de Paracatu. No ano passado, interpretou a música ‘Chuva Dos Deuses da Chuva’, dos compositores Ademir Pedrosa e Dilean Momper, conquistando o 1º lugar com o prêmio de melhor música do Festival. “Eu não esperava o primeiro lugar, e, tão pouco a melhor interpretação. Eu fiquei extasiada. É muito importante pra mim um prêmio como esse [de melhor intérprete] e no mesmo Festival. Eu nunca tinha ganhado como melhor intérprete em festival nenhum”, exaltou a artista.

 

**********************************************************************

 

Humor

O Prêmio iBest realizou um concurso para eleger os melhores humoristas do Brasil, pela internet. Dez foram selecionados em diversos estilos e categorias: Canal Canalha; Danilo Gentili; Fábio Porchat; Humor Multishow; Lucas Rangel; Marcelo Adnet; Parafernalha; Porta dos Fundos; Tirullipa e Whindersson Nunes.
Esses artistas são os melhores influenciadores e engajados nas redes sociais, Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, sites e aplicativos. Acesse e vote www.premioibest.com.

 

‘Canto de Casa’

Nome do projeto da Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap), que valoriza os artistas da música regional tucuju. Em breve, muito breve, estará de volta.

 

Oficinas

Projeto Itaú Cultural abre inscrições para oficinas de sensibilização musical para bebês, a partir desta quarta (16). As oficinas irão acontecer de 3 a 24 de outubro. Inscrições www.itaucultural.org.br.

 

Em casa

Clássicos de Tom Jobim, interpretados por Elis Regina, embalam o projeto ‘São Paulo Companhia de Dança’.
A estreia do espetáculo está agendada para quinta (17), às 20h, ao vivo, do Teatro Sérgio Cardoso (SP). Todos os brasileiros irão assistir de casa. Pelas redes sociais da companhia e na plataforma #CulturaEmCasa.

 

20 anos

Notícia boa. A Amazônia Brasil Rádio Web, do amigo Chico Terra, vai completar 20 anos noticiando o Amapá. acesse chicoterra.com e ‘espia’ nós lá.
A celebração da primeira Rádio Web tucuju será no dia 11 de novembro, às 20h, na casa de cultura Sankofa, na orla em frente à cidade. Parabéns.

 

Jeito Tucuju

Título da música de Joãozinho Gomes e Val Milhomem. Um verdadeiro hino cultural do Amapá.
Por iniciativa do maestro amapaense Joaquim França, artistas de Brasília (DF) e amapaenses homenageiam o jeito de ser do povo tucuju. Confira no canal do maestro, no YouTube.

 

Luto

A música amapaense está de luto pelo falecimento do musicista Lolito do Bandolim, ocorrido no domingo (13).
O Amapá perde um de seus talentos artísticos mais refinados que a música nos deu de presente. #DescanseEmPaz.