Heraldo Almeida

Branka grava clássico de Tom Jobim e Vinícius de Moraes


Quarentena para a cantora e compositora Branka, é sinônimo de produtividade. Ela vem compondo, gravando, fez clipe e lives, e está sempre lançando um novo single. O primeiro do ano será lançado nas plataformas digitais, no Dia da Bossa Nova, 25 de janeiro (segunda-feira), quando se completam 94 anos de nascimento do maestro Antonio Carlos Jobim. A data foi escolhida justamente para homenagear Tom, com um clássico da parceria dele com o poetinha Vinícius de Moraes: ‘A Felicidade’.

“Resolvi gravar ‘A Felicidade’ numa batida de samba de quadra, aproximando a bossa nova da Sapucaí. Com o adiamento do carnaval, fazer essa releitura foi uma forma de reverenciar a nossa maior festa, uma festa que gera empregos e leva nossa cultura para o mundo”, explica Branka, idealizadora do trabalho.

Com produção musical e arranjo de Carlinhos 7 Cordas, a gravação foi feita no Studio 3, no Grajaú, Zona Norte do Rio de Janeiro, com toda segurança, cuidado e músicos separados nos ‘aquários’. No time dos músicos, além de Carlinhos nos violões 6 e 7 cordas, só feras: Fernando Merlino no piano; Márcio Hulk no cavaco; Dirceu Leite nos sopros; Camilo Mariano na bateria; Léo Guimarães no baixo; Jaguara, Esguleba e Pirulito na percussão. E no coro: Jussara Silva,  Analimar e Ronaldo Barcellos.

 Branka começou na carreira como Karyme Hass, e, quando foi de Curitiba, sua cidade natal, para o Rio de Janeiro, caiu nas rodas de samba, onde era chamada de ‘branquinha’. Foi assim que virou Branka, cantora e compositora.

A artista aproveitou bem a pandemia: fez live em homenagem a Clara Nunes; lançou singles de sucessos da cantora – ‘Menino Deus’ (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro) e ‘Feira de Mangaio’ (Sivuca / Glória Gadelha) –; compôs e gravou músicas próprias, como ‘Palavras Sinceras’, falando de empoderamento feminino e relacionamentos abusivos, e que também ganhou clipe; e fez lives par matar a saudade dos palcos e do público. (Sheila Gomes – Assessoria de Imprensa).

 

 

COMPOSITOR: É um profissional que escreve música. Normalmente o termo se refere a alguém que utiliza um sistema de notação musical que permita a sua execução por outros músicos. Em culturas ou gêneros musicais que não utilizem um sistema de notação, o termo compositor pode-se referir ao criador original da música.

 

 

Quem avistar o Amazonas nesse momento
E souber transbordar de tanto amor
Este terá entendido
O jeito de ser do povo daqui
Val Milhomem/Joãozinho Gomes 
Em estúdio

Poetinha da Amazônia, Osmar Júnior está em estúdio gravando seu novo disco e anuncia que terá participação de vários artistas locais.

 

Vivo

Dia 29 de janeiro (sexta) vai acontecer o show ‘Manoel Cordeiro Vivo’. Um encontro de artistas em prol do tratamento de saúde do maestro Manoel Cordeiro. Às 20h, ao vivo pelo canal ‘brasileiríssimos’, no Facebbok e Youtube.
Artistas confirmados: Patrícia Bastos, Fafá de Belém, Dona Onete, Felipe Cordeiro, Pinduca, Chimbinha, Tulipa Ruiz, Kassin, Vital Lima, Lucinha Bastos, Pedrinho Cavallero, Natália Matos, Pedrinho Callado, Camila Honda, Donatinho e DJ Patricktor4.

 

Referência

Programa ‘O Canto das Amazônia’, que apresentamos de segunda à sexta, na Diário FM 90,9, é a referência dos artistas amapaenses.
É um programa com a cara e o jeito da nossa gente, com uma linguagem regional bem amazônica de ser.

 

‘A Face do Meu Amor’

Título do novo disco do cantor e compositor, Rambolde Campos, e de uma música em parceria com o poeta, Joãozinho Gomes.

 

Aniversário

Dia 4 de fevereiro a cidade de Macapá estará completando 263 anos de criação. É uma boa data para ouvir as músicas que falam das belezas que tem aqui.
“Quero te ver Macapá, quero-te verde e mais sã. Quero poder a cordar e fazer uma nova manhã…” (Naldo Maranhão).

 

‘Histórias de Desamor’

Título do livro de Mauro Guilherme, publicado em 2012, foi republicado como e-book e ganhou nova capa. Podemos encontrá-lo na livraria virtual www.amazon.com.br.
A obra foi premiada no Concurso de Contos da Associação Nacional dos Escritores, em 2006.

 

Família de Légua

Tem música nova de Meio Dia da Imperatriz na área, ‘Salve Família de Légua, Salve Zé Raimundo’. Um samba bem pra cima, do jeito que o povo gosta. Parabéns.