Heraldo Almeida

Como vivem os índios da Amazônia?


É na Amazônia que se concentra a maior população indígena com cultura preservada, com cerca de 310 mil pessoas vivendo em tribos, sem contar as etnias que ainda são desconhecidas.
A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) acredita que existam 77 grupos de índios totalmente isolados na floresta amazônica, destes, 32 já foram confirmados. Os maiores grupos de índios da Amazônia são os Guaranis, Xerentes, Amawákas, Anambés, Kambebas e os Aruá. No entanto, há mais de 200 diferentes etnias espalhadas por todo o Brasil.
Mesmo diante de muitos avanços tecnológicos, os índios da Amazônia procuram manter a sua cultura, vivendo em integração com a natureza e resguardando sua hierarquia e rotina. Suas crenças e seus ritos também são intimamente ligados aos elementos naturais.
Os indígenas que vivem na floresta amazônica, em sua maioria, dormem em redes dentro de enormes ocas comunitárias e, como seus antecedentes, caçam, pescam, cultivam seus próprios alimentos e falam suas línguas nativas. Mesmo escolhendo viver em aldeias na mata, boa parte dos índios conhecem outras culturas e são fluentes em português. Segundo o IBGE, os índios da Amazônia possuem melhor qualidade de vida do que as etnias indígenas que vivem em cidades ou em integração com o meio urbano. (https://www.pensamentoverde.com.br/).

 

 

TRADIÇÃO: É a continuidade ou permanência de uma doutrina, visão de mundo, costumes e valores de um grupo social ou escola de pensamento. Ao nível da etnografia, a tradição revela um conjunto de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, música, práticas, doutrinas e leis que são transmitidos para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos passam a fazer parte da cultura.

 

 

Enquanto os homens exercem seus podres poderes
Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos
E perdem os verdes
Somos uns boçais

Caetano Veloso

 

 

Sambista
Cantor e compositor carioca, Rangel, é um dos sambistas mais solicitados nas rodas de samba do Rio de Janeiro. Ele é da ala de compositores da Imperatriz Leopoldinense, já com discos gravados. #OCaraÉFera.

 

Homenagem
Maracatu da Favela vai homenagear Tia Gertrudes, no próximo carnaval, com o enredo ‘Resistência é Favelar’. Sua filha, Zezé Libório, terá participação na gravação do samba de enredo. #Parabéns.

 

‘Balão de Ouro’
Jornalista cultural, Cláudio Rogério, recebeu o ‘Prêmio Balão de Ouro Astros e Estrelas – Os Melhores do São João do Amapá’, na noite de sábado (23), como um dos maiores apoiadores, incentivadores e divulgadores da cultura junina do Estado.
A realização é da quadrilha junina Constelação Junina, do município de Santana, com patrocínio do Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc. Parabéns.

 

21 anos
Essa semana a quadrilha junina Estrela do Norte completou 21 anos de criação. É uma das mais premiadas instituições da cultura popular do Amapá. Em nome de seu fundador, marcador e presidente de honra, Cláudio Vaz, nossos parabéns.

 

30 anos
Grupo Sambarte gravou seu DVD, no sábado (23), em comemoração aos 30 anos de criação desse movimento do samba autoral amapaense. Parabéns.

 

‘Água Doce’
Título da música do paraense Silvan Galvão, gravada com a participação da cantora amapaense, Patrícia Bastos.

 

‘Canto de Atravessar’
Música que está no repertório do disco ‘Raiz’ da cantora paraense, Leila Pinheiro. Uma louvação à Amazônia.
“O pescador quer beber, vai beber no Guajará. Vento no bote, força no remo, canto de atravessar…”.