Heraldo Almeida

Conheça a música instrumental


A expressão música instrumental distingue toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais. Porém, ao contrário do que parece, a música instrumental não é necessariamente desprovida da voz e do canto. Em alguns casos, como ‘Taiane’, do brasileiro Hermeto Pascoal, ou ‘The Great Gig in the Sky’, da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, a voz é usada como instrumento musical.

 

Até o início do século XVI, os instrumentos musicais eram usados apenas para acompanhar os cantos ou marcar o compasso das músicas. A partir disso, as composições instrumentais foram ficando cada vez mais frequentes até que, durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à vocal. Foi durante o período clássico (da música), porém, compreendido entre os anos de 1750 e 1810, que a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras.

 

A música popular brasileira moldou-se a partir de todas estas fontes, bem como das influências vindas da música africana, trazida por negros de vários lugares, e também da música indígena de diversas regiões.

 

Historiadores da música afirmam que a modinha (da europa) e o lundu (da África) são as grandes influências da música popular brasileira e, juntamente com o schottish, a valsa, o tango e a polca, são grandes influências também para o choro, que é essencialmente instrumental, e considerado primeiro gênero popular urbano do Brasil. Os principais instrumentos utilizados no choro são o violão de 7 cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro, embora diversos outros instrumentos tenham sido utilizados.

 

******************************************************************

Enquanto os homens exercem seus podres poderes
Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos
E perdem os verdes
Somos uns boçais

Caetano Veloso

******************************************************************

 

‘Abraça Santana’

Nome de um projeto criado para contribuir com famílias carentes do município de Santana, afetadas economicamente pela pandemia.

A ideia é arrecadar alimentos, material de limpeza, higiene pessoal ou através de vaquinha. O material arrecadado será doado às famílias do município. Contato pelo Instagram e Facebbok Abraça Santana.

 

Ficou top

Parabéns ao grupo de samba amapaense, Gente de Casa, pela gravação da música ‘Canção do Equador’, no ritmo do samba, lançada na quinta (9), no programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9).

Com a participação especial de Amadeu Cavalcante. A autoria da obra é de Zé Miguel e Osmar Júnior. #FicouTop.

 

Dia municipal

Por iniciativa do vereador, Dudu Tavares (PDT), o Marabaixo ganha um dia especial no calendário de Macapá.

O parlamentar apresentou, na quinta (8), o projeto de Lei (aprovado) tornando o 16 de junho, o Dia Municipal do Marabaixo, além de elevá-lo a Patrimônio Cultural Imaterial de Macapá.

Em 2018 o Iphan reconheceu o Marabaixo como Patrimônio Cultural do Brasil, e existe uma Lei estadual do Dia Estadual do Marabaixo, em 16 de junho, de autoria do deputado Dalto Martins, falecido em 2012.

 

Teatro

O Itaú Cultural apresenta, de 15 a 18 de abril, a programação virtual Cena Agora, que convida artistas a criarem cenas teatrais curtas a partir de alavancas poéticas provocadas por questões atuais.

A programação de estreia tem como temática ‘Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticas’. Confira no site do Itaú Cultural.

 

‘Tom nas Escolas’

O Instituto Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, disponibiliza o acervo do cantor e compositor com imagens, fotos e manuscritos. As obras do artista estão à disposição nas mídias digitais.

 

União

Poeta Joãozinho Gomes e o cantor e compositor, Amadeu Cavalcante, são os autores da bela música ‘União’. Visite o canal de Amadeu (YouTube). “Um homem só faz verão, imaginai um milhão…”.

 

Música

O pianista, compositor e arranjador brasileiro Ricardo Bacelar, lançou o single ‘Nada Será Como Antes’ (música de Milton Nascimento/Ronaldo Bastos).

 

Participação especial da pianista, cantora e compositora, Delia Fischer. Baixe o álbum e ouça pelo: http://ricardobacelar.com.br/discografia/ao-vivo-no-rio.