Heraldo Almeida

Conheça o que é cultura


É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é ‘cheio de cultura’ e o outro, desprovido dela. Mas, afinal, o que é cultura?

A cultura é do povo e vem do povo para o povo. Ela não tem nome dono e nem sobrenome, é popular e é uma manifestação de um todo reunido em prol de mantê-la sempre viva e presente entre todos. É uma manifestação voluntária sem regras de comportamento, livre e capaz de envolver o mundo.
Para o senso comum, cultura possui um sentido de erudição, uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, principalmente o estudo. Quantas vezes já ouvimos os jargões “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc.? De fato, esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que realmente significa o termo ‘cultura’. Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradições, sua língua?

O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.

Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for. Também podemos dizer que considerar uma determinada cultura (a cultura ocidental, por exemplo) como um modelo a ser seguido por todos é uma visão extremamente etnocêntrica.

 

 

MANDACARÚ: É uma planta característica da caatinga. É um cacto de porte arbóreo (pode atingir até 3 metros de altura), de tronco muito grosso e ramificado que pode fornecer madeira de até 30 centímetros de largura. Suas ramificações são cobertas de espinhos de até 20 centímetros de comprimento. Tem folhas grandes, brancas, que se abrem à noite. O fruto é uma baga vermelha.

 

Bacabeira, bacabeira
O teu fruto no arguidá
Quando sangra é bacaba
E bacaba é Macapá
Enrico Di Miceli/Cléverson Baia/Joãozinho Gomes

 

 

Live Solidária
Dia 16 de agosto tem a live solidária do cantor gospel, Elson Summer e a Banda Renovação – A História de Um Milagre. Haverá arrecadação de alimentos não perecíveis e depoimentos. Com transmissão ao vivo nas redes sociais.

 

‘Tristeza de Chuva’
Título de uma bela música do poetinha, Osmar Júnior, gravada pela Banda Negro de Nós. “Até o fogo, a água, o sol e o vento. Toda aventura virá do firmamento…”.

 

Prorrogado
Inscrições do Edital 001/21 da Fumcult foram prorrogadas, mais uma vez, por mais 10 dias. O diretor-presidente da Fundação, Alan Christofer, informa que os artistas estão tendo dificuldades por causa de problemas com a internet.
Esse prêmio vai contemplar 122 artistas de Macapá que tiveram suas atividades paralisadas por causa da pandemia.

 

Vendas
Liesa/RJ está anunciando, para o início de agosto, a venda de ingressos e camarotes dos desfiles das escolas de samba, do grupo especial, do carnaval de 2022 na Sapucaí.

 

Na telinha
Liesa/RJ está divulgando que a TV Globo vai transmitir a final do Festival de Samba-Enredo para o carnaval 2022.
A emissora criará quatro programas, além de um especial, em que vão ser escolhidos os sambas. (liesa.com.br).

 

‘Poesia de Rio’
Título de um dos livros do poeta, escritor, compositor e cantor, Mauro Guilherme.
É um artista que deixou um belo legado e um reconhecimento pelas inúmeras obras literárias. Parabéns.

 

Cuidado
Embora os artistas estejam retornando com suas atividades para realizar seus trabalhos, mas o momento ainda requer cuidado e seguindo os protocolos de segurança e saúde.