Heraldo Almeida

Conheça o que é cultura


É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é ‘cheio de cultura’ e o outro, desprovido dela. Mas, afinal, o que é cultura?

A cultura é do povo e vem do povo para o povo. Ela não tem nome dono e nem sobrenome, é popular e é uma manifestação de um todo reunido em prol de mantê-la sempre viva e presente entre todos. É uma manifestação voluntária sem regras de comportamento, livre e capaz de envolver o mundo.

Para o senso comum, cultura possui um sentido de erudição, uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, principalmente o estudo.

Quantas vezes já ouvimos os jargões “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc.? De fato, esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que realmente significa o termo ‘cultura’. Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradi&cc edil;ões, sua língua?
O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.

Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for.

Também podemos dizer que considerar uma determinada cultura (a cultura ocidental, por exemplo) como um modelo a ser seguido por todos é uma visão extremamente etnocêntrica.

 

*************************************************

A face do meu amor
Tem a cútis da leveza
É mais fina que o esplendor
Que o glamour da natureza

Rambolde Campos/Joãozinho Gomes

*************************************************

 

Poetas Azuis

Nesta sexta (23) tem apresentação online do grupo Poetas Azuis – A Parte do Céu no Mar (Pedro Stkls e Tiago Soeiro).
Às 20h, pela TV Ifap, no YouTube.

O evento faz parte da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

Videoclipe

Poeta Bruno Muniz publicou em sua página, no Facebook, seu segundo videoclipe, ‘Pra Te Ver Passar’.

Um poema musicado que está no livro ‘Cem Versos Putos Sobre Mim’.

 

‘Mãe e Só’

Título de uma bela música dos compositores Celso Viáfora, Rafael Altério e Pedro Altério.

A obra foi gravada pela cantora Emília Monteiro no CD ‘Cheia de Graça’.

“Mãe, numa taba do Alto Xingu parou de fazer beiju pra levar curumim ao Pajé.

Mãe, quando a reza de fé não sarou mandou levar sinhazinha no candomblé…”.

 

‘A Pausa’

Título da música campeã do 1º Festival de Música realizado pela Assembleia Legislativa do Amapá, em 2011, quando aquela Casa completou 20 anos de criação.

A canção vencedora é de composição de Serginho Salles, com bela interpretação de Ingrid Sato.

 

Pérola Negra

É nesta sexta (23) o coquetel de lançamento do concurso Pérola Negra 2020, às 19h, na sede da AABB (Rodovia Duca Serra).

“Mais de 30 candidatas estão inscritas”, informou Ray Balieiro, coordenador do projeto.

 

‘Caramuru Selvagem’

Título da poesia de Mauro Guilherme que está no livro ‘Reflexões Poéticas’, lançado pelo artista em 1998.

É a poesia da semana do site da cultura ocantodaamazonia.com.

“Mataste a terra, mataste o ar, mataste o índio não cessando de matar. Matando de brincadeira e também por ambição: ave, onça, baleia, elefante, preguiça, leão…”.

 

Documentário

Sambistas compositores amapaenses se organizando para a gravação de um documentário falando das obras autorais de cada artista.

O evento está marcado para acontecer no Dia Nacional do Samba, em 2 de dezembro.

 

Premiadas

As cantoras Euterpe (Roraima), Marfiza (Rondônia) e Graça Gomes (Acre), representam a região Norte no Prêmio Grão de Música 2020.
São 15 artistas de todo o Brasil.

A cerimônia de premiação está agendada para acontecer no dia 3 de dezembro, com transmissão pelas redes sociais. (www.premiograodemusica.com.br).