Heraldo Almeida

Costumes do povo tucuju


Folclore é o conjunto de tradições, lendas, crenças e costumes populares. Cada Região possui costumes próprios de seu povo, seja na alimentação, nas danças ou nas crenças.

Na alimentação destacam-se: a maniçoba, o vatapá, o caruru, o pato no tucupi, a caldeirada de tucunaré, o camarão no bafo, a farofa de pirarucu, o pirarucu, etc. A castanha-do-Brasil está presente nos doces, bolos, biscoitos, tortas, sorvetes, cremes, etc.

Dentre as bebidas podemos citar o açaí, bacaba, tacacá, refresco de cupuaçu, de graviola, de maracujá, de taperebá, etc.

A dança típica do povo amapaense é o Marabaixo, que é dançado durante a festa do divino espírito santo e Santíssima Trindade. Um mastro é levantado e as pessoas dançam em torno, ao som de caixas e tambores. Durante a festa são servidas certas iguarias típicas como: beijo-de-moça, quindim, rosquinha, beijus, mingau de banana e de farinha de tapioca, etc.

Na localidade de Igarapé do Lago, no município de Macapá, é dançado o batuque. Existem locais onde as comunidades conservam as tradições que são apresentadas nas festas religiosas.

Em Macapá a principal festa é a do padroeiro São José, seguindo-se o Círio de Nazaré. No Curiaú, comemoram a Festa do Divino e São Joaquim. No Igarapé do Lago, festejam o Divino e Nossa Senhora da Piedade. Em Mazagão Velho é comemorada a Festa de São Thiago. Na maioria das festividades dos santos padroeiros locais é dançado o Marabaixo, dança que caracteriza o povo amapaense.

Na quadra junina são apresentados os cordões de pássaros, do boi e quadrilhas juninas. São notáveis as participações das comunidades nesse entretenimento folclórico. Os cordões consistem em representações teatrais, na maneira típica do povo. Durante o desenvolvimento da história, as personagens dialogam e cantam no linguajar local.

No Amapá existem lendas interessantes como do Manganês, do João de Gatinha, da Pedra do Guindaste e uma enorme quantidade de fantasias, como a do Boto, importante peixe do Amazonas.

 

****************************************************

Pelas estradas nuas
Seguindo o sol
Embrionando as águas
Em véu de avenidas

Nathal Villar

****************************************************

 

Entrevistas

Programa Luiz Melo Entrevista, das 7h às 9h, na Diário 90,9FM, iniciou na segunda (19), sua rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito de Macapá.

Artistas estão atentos às propostas para fortalecer e valorizar os segmentos do município.

 

Destaque

O site da cultura ocantodaamazonia.com está destacando a nova música de Lia Sophia, ‘Ela Chegar Pra Ficar’, lançada na sexta (16) em todas as plataformas digitais.

“Estou cada vez mais madura e certa do que quero fazer e aonde quero chegar. Me sinto livre para ousar, arriscar e sei que o público que me ouve entende bem isso”, disse a artista.

 

Representante

A poetisa amapaense, Annie de Carvalho, vai representar sua terra na antologia, Luiz Vaz de Camões e convidados, da Editora Mágico de Oz.

A artista tucuju diz que se sente feliz em representar seu estado nessa importante obra luso-brasileira e agradece pela confiança em seu trabalho.

Parabéns.

 

‘Lamento’

Título da obra musical do cantor e compositor Ozy Rodrigues, em parceria com Dagoberto Paranhos.

“Terra lavrada, irrigada e fertilizada, com sangue e suor dos negros que aqui aportaram…”

Bela canção.

 

‘Todas as Luas’

Nome de um dos discos (CD) do cantor e compositor amapaense Nivito Guedes. É uma ótima pedida para você ouvir em casa, no carro, no trabalho…em qualquer lugar.

Boa pedida.

 

Negritude

Um agrado especial e merecido à professora e poeta Maria Áurea, a ‘Negra Áurea’, como gosta de ser chamada.

Com sua voz forte e poderosa, declama seus belos poemas e ilustra com amor os temas sobre a negritude.

Parabéns.

 

‘Orgulho Meu

Título de um dos belos sambas do cantor e compositor Carlos Pirú, em homenagem ao Laguinho, bairro onde nasceu.

“Orgulho meu que eu canto agora onde nasci, me criei, Laguinho tem muita história…”.