Heraldo Almeida

Eu sou da Amazônia


O poetinha Osmar júnior conta como foi a inspiração para compor a música ‘Eu Sou da Amazônia’.

Uma história ocorreu comigo em uma viagem de barco.

O cidadão dizia ao telefone:

– Manda um beijo pro meu pai, mês que vem eu vou por aí.

– Com licença, eu disse. O senhor é caixeiro viajante? Perdão, não pude deixar de escutar o fim da sua conversa ao telefone. O senhor passa muito tempo longe de casa?

– Sim. Sou representante comercial de uma fábrica de alimentos; a minha área de trabalho são as localidades ribeirinhas; passo um bom tempo longe da família.

Estendemos o papo e assim a viagem foi agradável.

Olhei ao redor e vi rostos viajantes, viajantes de rio, viajantes da Amazônia. O barco motor do Norte chega aos festivais do interior, que são muitos, tocando alto um som de festa, um som que essa minha gente gosta.

Eu fiz ‘Os passa vida’ em parceria com o Rambôlde Campos, que foi um grande sucesso, gravada por Alcyr Guimarães, Lucinha Bastos e Sayonara, e também por Fafá de Belém.

‘Fiz coração tropical’, gravada por Amadeu Cavalcante.

Agora mando mais algumas dessas receitas de salão, através de Dani Li, uma cantora que vai dar o que falar. A voz poderosa, o ritmo, o carisma e uma mensagem vinda do fundo do coração de sua terra. A receita certa para fazer sucesso na região.

Às margens, o povo, a dança, esses caminhos de rio, essas cidadezinhas de interior, essas meninas da Amazônia me encantam, fazem compor. Quero ser nortista, quero ser habitante do coração dessa gente, dos capitães de barcos que são bons de alma. Eu sou da Amazônia. (Osmar Júnior).

 

***************************************************************

Olha meu amor
O que eu quero é te beijar
Seja onde for
Ou aqui ou acolá

Joãozinho Gomes/Amadeu Cavalcante

***************************************************************

 

Luto

A arte musical amapaense perde um grande militante, que foi o cantor, compositor, produtor e radialista, Ivo Canuty, falecido na segunda (12), vítima da Covid-19. Descanse em paz, ‘negão’.

 

‘Eu Sou da Amazônia’

Título da música do poetinha amapaense, Osmar Júnior, gravada pela cantora Dani Li e que é um sucesso. “Quando eu disser que estou partindo, você pode acreditar que o meu coração navega nos rios, que a minha canção voa por aqui…”.

 

Melhorias

Modernizar os procedimentos de licenciamento no Iphan e implementar o controle dos prazos de atendimento ao cidadão, foram temas da reunião entre a presidente do Instituto, Larissa Peixoto e o Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, na semana passada. (iphan.gov.br).

 

Teatro

De 15 a 18 de abril o Itaú Cultura estreia a programação virtual ‘Cena Agora’, projeto do Núcleo de Artes Cênicas que exibe cenas criadas para o programa a partir de alavancas poéticas provocadas por questões atuais.

Nessa edição, a temática Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas Poéticas, conduz uma programação de bate-papos e seis apresentações de artistas de cinco diferentes estados da região. (itaucultural.org.br).

 

‘Flor Morena’

Cantora e compositora carioca, Aline Calixto divulga mais uma música do DVD de seus 10 anos de carreira. A música ‘Flor Morena’ é um presente de Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho para a cantora. Confira em todas as plataformas digitais.

 

Tempos Remotos’

Título da primeira parceria musical do poeta Joãozinho Gomes com o músico e cantor, Thiago K. A obra está disponível em todas as plataformas digitais.

 

Referência

Músico percussionista amapaense, Nena Silva (da comunidade de Curiaú) é referência quando o assunto é tocar caixa de Marabaixo e tambor de Batuque.

Já gravou e fez shows com vários artistas da Amazônia e em muitas cidades do país. É dono de uma técnica refinada e original. #Respeito.