Heraldo Almeida

Macapá: a capital do meio do mundo


Macapá é um município brasileiro, capital do meio do mundo (monumento Marco Zero do Equador), e a maior cidade do estado do Amapá. Situa-se no sudeste do estado e é a única capital estadual que não possui interligação por rodovia a outras. Além disso, é a única cortada pela linha do Equador e que é localizada às margens do Rio Amazonas, o maior rio de água doce do planeta. Macapá pertence à mesorregião do Sul do Amapá e à microrregião homônima. É localizada no extremo norte do país, a 1.791 quilômetros de Brasília.

O município é o 98º maior PIB da nação, e a quinta cidade mais rica do norte brasileiro, respondendo por 2,85% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) da região. Na Amazônia, é a terceira maior aglomeração urbana, com 3,5% da população de toda a Região Norte do Brasil, reunindo em sua região metropolitana mais de 519 mil habitantes. Aproximadamente 60% da população do estado está na capital. Sua área é de 6.407 km² representando 4,4863 % do estado, 0,1663 % da Região e 0,0754 % de todo o território brasileiro.

Os dados de 2012 do IBGE revelam que a população da cidade é de 415. 554 habitantes, sendo a 53ª cidade mais populosa do Brasil e a quinta cidade mais populosa do norte. Atualmente, vive um momento de crescimento tanto econômico quanto populacional, o que vem mudando o seu cenário e atraindo investimentos externos para o estado.

A toponímia é de origem tupi, como uma variação de “Macapaba”, que quer dizer lugar de muitas bacabas, uma palmeira nativa da região (Oenocarpus bacaba Mart.). Antes de ter o nome de “Macapá”, o primeiro nome concedido oficialmente às terras da cidade foi “Adelantado de Nueva Andaluzia”, em 1544, por Carlos V de Espanha, numa concessão a Francisco de Orellana, navegador espanhol que esteve na região.

Macapá é uma cidade que tem o ritmo contagiante do Marabaixo e do Batuque, principais identidades musicais desse lugar que tem a cara e o jeito do seu povo, que mora nessa imensa floresta amazônica. Uma cidade vigiada pela exuberante Fortaleza de São José, patrimônio tucuju. Um lugar de gente feliz.

 

********************************************************************

Não, nunca mais
Eu vou querer uma paixão assim
A gente briga, a gente sofre, a gente cresce
Por amar, eu sei

Osmar Júnior

********************************************************************

 

Entrevista

Nesta quinta (15) o programa ‘Morena Raiz do Norte do Brasil’, na rádio Amazon Mix, no Facebook, vai entrevistar o cantor e compositor, Naldo Maranhão.
Às 19h, com apresentação de Fabíola Santos.

 

‘Senhora Inspiração’

Título da nova música do cantor e compositor, Naldo Maranhão, com lançamento agendado para o dia 21 de abril, no programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9).
“Te quero de manhã cheia de manha. Saindo à francesa ou chegando da Espanha…”.

 

Lançada

Música ‘Val de Cans de Amor’, lançada nesta quarta (14), no programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9).
Composição de Carlo Orlando e interpretação da paraense, Conca Saavedra.

 

‘Um Bom Amigo’

Cantor Meio Dia da Imperatriz lançou seu novo samba, “Um Bom Amigo é Igual a Você’, e está no repertório do novo disco do artista.
“Que o bom da vida é ter um amigo, que o bom amigo é igual a você…”.

 

‘Abaladora’

Título de uma música de Thamires Tannous, Marina Peralta e Makely Ka, em homenagem a todas as mulheres.
“Eu sou a matriarca mãe, gaia na fogueira pagã. Uma cunha tchucarramãe, mulher que cuspiu a maçã…”.

 

Fortalecimento

Segmentos artístico-cultural de Santana precisam se unir para fortalecer seus projetos e expandir para o mundo.
Tem muitos bons artistas no anonimato, mas sem atitude fica mais difícil. #Dica.

 

Novos talentos

Muitos artistas estão no anonimato e precisam de uma oportunidade para mostrar suas obras.
Entre em contato com a produção do programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9), 96 99141-8420.